Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeito Eduardo Braide entrega Novo Posto Salva-Vidas na Praia do Olho d'Água

20/02/2024 16h10 - Atualizada em 24/02/2024 00h51

Reafirmando o compromisso com a segurança e o bem-estar tanto dos cidadãos, quanto dos turistas que desfrutam das praias de São Luís, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta terça-feira (20), o Novo Posto Salva-Vidas, localizado na Praia do Olho d'Água.

O novo posto foi projetado com instalações mais modernas para atender às necessidades operacionais, mas também oferecer um ambiente propício ao bem-estar e eficiência das equipes de salvamento.

"Iniciamos o dia com a entrega deste posto completamente novo e moderno, garantindo a segurança de nossos cidadãos e turistas. Nossas praias são um dos principais atrativos da cidade e é crucial garantir a segurança daqueles que as frequentam. Este posto que estamos entregando é, também, um reconhecimento ao trabalho dedicado a cada membro da equipe. Sinto-me imensamente feliz por entregar mais essa obra à cidade de São Luís e essa satisfação é ainda mais especial, pois quero que todos saibam que o trabalho realizado aqui é conduzido por homens e mulheres da Guarda Municipal de São Luís", destacou o prefeito Eduardo Braide, anunciando, ainda, a entrega de uma nova viatura e um novo quadriciclo às equipes do novo posto.

A estrutura do edifício compreende dois pavimentos e inclui uma ampla garagem, sala de atendimento, sala para a chefia de serviço, vestiários masculino e feminino, depósito, auditório, refeitório, copa e alojamento.

"A entrega do Novo Posto Salva-Vidas é mais uma evidência do compromisso do prefeito Eduardo Braide com a segurança da nossa população, somando-se a várias outras iniciativas implementadas desde o início de sua gestão. São inúmeros avanços e o prefeito nos desafia diariamente, nos instigando a buscar melhorias para a vida da cidade, para o bem-estar dos cidadãos e dos servidores. É esse trabalho que temos desenvolvido e que continuaremos desenvolvendo", destacou o secretário da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Marcos Affonso.

São Luís conta com dois Postos Salva-Vidas, sendo um na praia da Ponta d'Areia e o recém-inaugurado no Olho d'Água e dispõe de um contingente de 103 Salva-Vidas, sendo que desses, 14 foram recentemente integrados às equipes, em virtude do último concurso da Guarda Municipal, promovido em 2022 pela atual gestão municipal. O grupamento de Salva-Vidas da Guarda Municipal de São Luís é subordinado à Semusc. Eles atuam diretamente no salvamento e prevenção nas praias da Ponta d´Areia e praia do Olho d'Água.

Melhores condições de trabalho

O coordenador do Corpo de Salva-Vidas da Guarda Municipal de São Luís, inspetor Antônio Carlos, destacou a importância da entrega.

“O novo posto e a chegada de novos integrantes fortalecem nossa equipe e aprimoram nossa capacidade de atuação. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro e protegido para todos que desfrutam das nossas praias", ressaltou o inspetor Antônio Carlos.

Integrante dos últimos 14 profissionais recém incorporados na equipe, Yanne Holanda Lopes tornou-se a primeira mulher Salva-Vidas na história da corporação. Yanne foi aprovada no recente concurso e, agora, reforça o time de Salva-Vidas.

“Essa entrega do novo posto é um marco. A profissão de salva-vidas está sendo mais valorizada e os profissionais podem trabalhar com equipamentos modernos e estruturas dignas. Nós só temos que agradecer ao prefeito Eduardo Braide”, expressou Yanne, enquanto entregava um uniforme dos salva-vidas ao prefeito Eduardo Braide.

Os Postos Salva-Vidas operam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, assegurando a presença constante dos profissionais em todos os momentos. Os agentes estão treinados para realizar atividades de alerta, prevenção de acidentes, orientações aos banhistas, sinalização de áreas propensas a riscos e o patrulhamento constante para identificar potenciais perigos.

Em situações de emergência, esses profissionais estão totalmente preparados para prestar socorro imediato, utilizando equipamentos e técnicas adequadas.

Quem desempenha essa função há mais de três décadas nas praias da cidade é o salva-vidas Costa Cavalcante, 64 anos, que, desde 1989, dedica-se à prevenção e ao salvamento dos banhistas. Ao contemplar o novo posto e a integração de novos salva-vidas, ele compartilhou um pouco de sua trajetória e destacou a importância desse apoio em seu trabalho.

"Quando iniciamos o serviço de salvamento, em 1989, era bastante precário, pois tínhamos poucos salva-vidas. Então, em 1991, ocorreu o primeiro concurso, o que fortaleceu trazendo mais profissionais para atuar nas praias junto com a gente. Hoje, nós já temos mais amigos de farda e com esse novo posto e os novos integrantes, esse trabalho vai melhorar ainda mais. É um dia de alegria para todos nós", pontuou Costa.

Também estavam presentes na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários municipais, Diego Rodrigues (SMTT), David Col Debella (Semosp), Octávio Soares (Semad), Caroline Marques Salgado (Semed), Simão Cirineu (Seplan), Emilio Murad (Semgov e Secom), e, também, a presidente do IPAM, Manuella Oliveira, o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Sampaio; o secretário adjunto da Semusc, coronel Antonio Roberto; o suboficial Cássio Martins, representando a Capitania dos Portos; o superintendente da Defesa Civil, Alexsandro Nogueira e lideranças.