Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeito Eduardo Braide participa de aula inaugural do curso de formação dos 75 novos Guardas Municipais de São Luís

26/01/2024 09h29 - Atualizada em 27/01/2024 11h44

A aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal de São Luís (CFGMSL), reunindo os 75 candidatos aprovados e convocados na segunda chamada do concurso público promovido pela Prefeitura de São Luís, teve início na quinta-feira (25), com a presença do prefeito Eduardo Braide que já convocou, ao todo, 215 concursados. A formação, realizada no auditório da U.E.B Luís Viana, no bairro Alemanha, terá duração de três meses, com coordenação do Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc).

"O concurso da Guarda Municipal foi o primeiro que eu autorizei como prefeito. O concurso oferecia 111 vagas, e na primeira chamada já convocamos 140 candidatos. Atualmente, temos 138 integrantes da Guarda provenientes dessa chamada inicial. Agora, realizamos mais uma chamada, incorporando 75 novos membros. E tudo isso só é possível graças à gestão responsável da Prefeitura de São Luís, um trabalho realizado olhando a cidade como um todo, e com responsabilidade com o dinheiro público”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Durante a capacitação, os alunos serão instruídos em diversas disciplinas, incluindo procedimentos operacionais, armamento e tiro, condicionamento físico, tecnologia não letal, balística, entre outras. Após a conclusão do curso, os 75 formandos se integrarão aos 519 membros da Guarda, formando o efetivo total, que está dividido entre combatentes, músicos e guarda-vidas. Dentre os 75 novos membros, 70 atuarão como combatentes, 3 desempenharão a função de guarda-vidas, e 2 músicos.

"A segurança é uma prioridade para o prefeito Eduardo Braide, e a ampliação da Guarda Municipal só demonstra esse reconhecimento e investimento na segurança da nossa cidade, uma vitória para São Luís. E estamos comprometidos em continuar garantindo a tranquilidade e bem-estar de todos os cidadãos", enfatizou o secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.

Capacitação

As aulas teóricas do curso de formação serão ministradas na U.E.B. Luís Viana, localizada no bairro Alemanha. Já as aulas práticas acontecerão em ambientes externos à escola, conforme às necessidades específicas do curso, preparando os futuros guardas municipais para situações do cotidiano da profissão.

"A Prefeitura, ao elevar o efetivo, contribui para a melhoria contínua da segurança, promovendo a união de forças e a integração, ampliando assim o alcance do trabalho da guarda”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Sampaio.

O curso de formação está sendo ministrado pelos guardas municipais Caroline Figueiredo e Gabriel Brasil, que, atualmente, trabalham no Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT) da Guarda Municipal de São Luís.

“Os últimos 138 membros que entraram recentemente já foram integrados e constatamos uma diferença grande no último grande evento que tivemos na cidade. Conseguimos operar de maneira coordenada, com mais guardas nas ruas trabalhando de maneira ainda mais eficiente. Com a formação da nova turma, esse reforço será ainda maior e as expectativas são excelentes”, pontuou a guarda e instrutora Caroline Figueiredo que já está no efetivo há mais de 16 anos.

“É uma honra contribuir para a preparação desses novos membros da Guarda Municipal. Vamos trabalhar para proporcionar a eles conhecimento teórico e prático, construindo uma base sólida para suas futuras atividades. Nossa experiência no Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT) nos proporcionou uma compreensão profunda das demandas e desafios da segurança na cidade e é esse conhecimento que vamos repassar aos novos guardas", complementou o guarda e instrutor, Gabriel Brasil.

Novos integrantes

A alegria marcou o início da formação dos 75 novos alunos dedicados a reforçar a segurança em São Luís. Adylan Sazack, 32 anos, expressou gratidão ao prefeito Eduardo Braide pela segunda chamada, destacando o comprometimento do líder com a segurança dos cidadãos.

“Eu, junto com os 74 alunos que chegam para reforçar a segurança de São Luís agradecemos o prefeito Eduardo Braide por essa segunda chamada.  Estamos muito felizes em ver o comprometimento dele com a segurança dos cidadãos de São Luís, e nós estamos aqui à disposição”, declarou.

Kairla Suzanne Nunes, 34 anos, compartilhou sua felicidade após anos de estudo e dedicação. “Estou com o coração cheio de alegria. Para mim é um momento muito esperado, batalhei muito para chegar até aqui, foram muitos anos de dedicação e no momento, o que eu sinto hoje é pura felicidade”.

Também estavam presentes à aula inaugural, o secretário de Administração, Octávio Soares; o secretário adjunto da Semusc, coronel Antonio Roberto; e Mairon Cleiton, representando a Marinha do Brasil.