Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís realiza oficinas públicas do Plano de Abastecimento de Água e Esgotamento do Município

12/12/2023 16h56 - Atualizada em 13/12/2023 18h16
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), realizou, entre os dias 4 a 7 de dezembro, sete oficinas públicas em distritos da capital maranhense. A iniciativa integra o processo metodológico do Plano Setorial de Água e Esgoto de São Luís. 

Para desenvolver o ‘Plano de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário para o Município de São Luís’, foi estabelecida parceria entre Prefeitura de São Luís, via Semispe, com a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) do Estado do Maranhão, a Vale e a empresa contratada Tractebel Enegie, com objetivo de adequar esses serviços ao novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Distritos como Centro, João Paulo/Coroadinho, Cidade Operária, Calhau/Vinhais, Turu/Cohab, Zona Rural e Itaqui-Bacanga receberam as oficinas com o objetivo de envolver a população na participação ativa, buscando soluções compartilhadas para o saneamento de São Luís. 

Para o professor Benedito Inácio, morador do bairro Tajipuru, Zona Rural de São Luís, a iniciativa da gestão municipal é de grande importância para políticas públicas de saneamento.

“A Prefeitura de São Luís está de parabéns pela iniciativa. A Zona Rural ainda precisa melhorar no quesito de abastecimento e esgotamento sanitário, e aqui nós moradores podemos contribuir com o poder público com soluções para essa temática”, disse. 

“Esse é um plano que vai nos direcionar para onde devemos caminhar; e o processo de escuta da população é muito importante. Nós, enquanto gestão pública, sabemos dos principais desafios e o papel do cidadão, da cidadã nessa escuta, o que nos ajudará nas proposições de políticas públicas de saneamento”, ressaltou a secretária Verônica P. Pires. 

A segunda etapa da participação pública segue com as audiências nos sete distritos. No dia 15 de dezembro, será realizada a grande audiência no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema, às 9h30.