Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Secretária

Verônica P. Pires

Verônica é Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual do Maranhão. Master em Arquitetura e Lighting pelo IPOG Pós Graduada em Especialização em Patrimônio Arquitetônico Urbanístico e Ambiental pelo Centro Universitário do Maranhão.

15 anos de atuação como arquiteta e urbanista no escritório próprio VPP Arquitetura. Conselheira Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU), por dois mandatos. Atualmente, é secretária Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais em São Luís.

Sobre a Secretaria

APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), anteriormente Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), foi modificada pela lei Nº 6.879, de 12 de janeiro de 2021. É o órgão da Prefeitura de São Luís responsável por gerenciar o relacionamento entre Poder Público Municipal, Agentes Executores e Agentes Financeiros de agências oficiais de cooperação estrangeira ou organismo financeiro multilateral de que o Brasil seja parte e outras diretrizes e estratégias de captação de recursos, atração de investimentos e formalização de parcerias estratégicas, dentre outras atribuições fixadas em lei.

Histórico

A Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) foi criada pela Lei nº 4.993, de 09 de abril de 2008. Era o órgão da Prefeitura Municipal de São Luís responsável pelo gerenciamento da relação com agentes executores e financiadores de projetos públicos municipais, tais como: BIRD, BID, BB, CAIXA, BNDES, dentre outros.

SEMISPE

Com a modificação, a SEMISPE, além de atuar no gerenciamento da relação com agentes financiadores de projetos, passa atuar de forma estratégica no fortalecimento de parcerias com entes públicos e privados e na elaboração de projetos que visam tornar São Luís uma cidade sustentável e mais inteligente, tendo como pilares o trabalho em rede, a articulação institucional, a governança participativa e o diálogo com a população.

Endereço: Rua Itapecuru, 1, Ponta do Farol; Biadene Office, 10° andar
Fones:   99103-3223
E-mail:    semispe.pmsl@gmail.com
Site:    www.saoluis.ma.gov.br