Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís realiza ‘Ilha Criativa’ com lançamento do Mapa da Economia Criativa e Inovação do Município

13/11/2023 16h21 - Atualizada em 22/11/2023 18h52

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) fará, nos dias 20 a 24 de novembro, a primeira edição do evento Ilha Criativa, jornada de criatividade e inovação com cinco dias de programação com atividades de educação inovadora, territórios criativos, capacitações, trocas de experiências e programação cultural. Na ocasião, será lançado o Mapa da Economia Criativa e Inovação de São Luís.

O evento ocorrerá no Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB - Anjo da Guarda); e Teatro da Cidade (Rua do Egito - Centro), com uma programação diversificada (ver box abaixo).

O Ilha Criativa, que tem parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Cultura (Secult), o Centro de Empreendedorismo da UFMA e a Associação Comunitária do Itaqui Bacanga (ACIB), contará com quatro laboratórios criativos e de inovação envolvendo alunos da rede municipal de ensino, empreendedores da área Itaqui-Bacanga, startups, professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão, artistas e produtores culturais.

Na oportunidade, os participantes poderão conectar conhecimentos, pessoas, desenvolver soluções inovadoras para a cidade e trocar experiências exitosas nos campos da economia criativa, que culminará no lançamento do Mapa da Economia Criativa e Inovação de São Luís.

“Nesta primeira edição do Ilha Criativa, vamos apresentar e tornar público para a população o Mapa da Economia Criativa e de Inovação de São Luís. Um árduo trabalho que começou desde janeiro mapeando esses setores, e essa plataforma servirá como um norte para as futuras ações da Prefeitura para a promoção de políticas públicas eficientes para esses segmentos”, ressaltou a secretária da Semispe, Verônica P. Pires.

Mapeamento

A Prefeitura de São Luís deu um passo importante no desenvolvimento de políticas públicas para os setores da economia criativa e da inovação da cidade, com a realização do mapeamento e diagnóstico de 13 segmentos econômicos ligados à cultura, consumo, mídias e tecnologias do Município.

Armazenada em portal oficial da Prefeitura de São Luís, a base de dados resultado do mapeamento será um importante recurso para compreender a dinâmica de equipamentos, empreendedores, organizações e coletivos desses ecossistemas produtivos, além de fornecer indicadores para orientar tomadas de decisões na elaboração de estratégias e políticas para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.

Veja a programação do Ilha Criativa

20/11: Lab Educa – Laboratório de educação inovadora com oficinas de cultura maker para fabricação de foguetes e robótica para estudantes de escolas da rede municipal de ensino, que ocorrem em parceria com a Semed e que serão realizadas no Centro de Empreendedorismo da UFMA.

21 e 22/11: Lab Territórios – Laboratório para desenvolvimento de soluções efetivas para setores estratégicos no território da área Itaqui-Bacanga, que será realizado em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga com objetivo de envolver 30 empreendedores do território em uma maratona de dois dias com metodologia orientada para soluções.

23/11: Arena Show – Lançamento do Mapa da Economia Criativa e Inovação de São Luís com programação cultural e troca de experiências entre empreendedores de áreas da economia da cultura e da criatividade da cidade. O evento será realizado no Teatro da Cidade, a partir das 17h, com programação aberta ao público.

24/11: Lab Empreende – Laboratório de empreendedorismo com objetivos de apoiar empreendedores criativos, oferecendo oficinas temáticas focadas no desenvolvimento de habilidades de negócios em parceria com Empresas Juniores e com o Centro de Empreendedores da UFMA.

O quê: Primeira edição do Ilha Criativa

Quando: De 20 a 24 de novembro de 2023

Onde:

•          Lab Educa (Centro de Empreendedorismo UFMA)

•          Lab Territórios (ACIB Anjo da Guarda)

•          Arena Show (Teatro da Cidade, Rua do Egito - Centro)

•          Lab Empreende (Centro de Empreendedorismo UFMA)