Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís lança coleção de livros sobre patrimônio cultural destinada a estudantes da rede municipal de ensino

29/02/2024 15h05 - Atualizada em 04/03/2024 16h49
Secom

Uma coleção de livros com narrativas lúdicas e informativas sobre o universo do Patrimônio Cultural de São Luís, envolvendo o Centro Histórico, manifestações culturais, celebrações religiosas, cultos africanos e indígenas, culinária, lendas, literatura, entre outras práticas sociais e culturais da cidade estão na coleção de livros que a Prefeitura de São Luís lançou, nesta quarta-feira (28), no Multicenter Sebrae, em evento para professores.

Os livros, que integram o programa O Patrimônio nas Escolas, são uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e serão distribuídos para 38 mil alunos do Ensino Fundamental – 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens Adultos (EJA) da rede municipal de educação de São Luís, este ano.

Presente à solenidade de lançamento, o prefeito Eduardo Braide destacou a necessidade de levar às escolas do Município informações sobre a cidade.

“São Luís é patrimônio mundial, nossas manifestações são reconhecidas como patrimônio, então temos que entregar toda essa história, nossa riqueza, aos nossos alunos. A educação faz despertar a consciência nas nossas crianças, de que é preciso conhecer para preservar nossos patrimônios e os professores têm papel fundamental nesta tarefa”, destacou o gestor.

A coleção é composta pelos livros “O Presente de Jussara”, com texto Camila Reis e ilustrações de Luci Sacoleira; “O Boi Bombom”, de Tino Freitas e ilustrado por Rita Fittipaldi; “Luísa na roda do tambor e as peças de um quebra-cabeça”, escrito por Luciana Sandroni e com ilustrações de Yulia Mysko; “Intriga em São Luís”, de Leo Cunha e ilustrações de Luciana Grether; e “O Tesouro da Bisa”, com texto de Wilson Marques e ilustrações de Airton Marinho. Destes, os escritores Wilson Marques e Camila Reis, além do artista visual Airton Marinho, são maranhenses.

“Escrever o livro foi muito bacana porque a temática da coleção é patrimônio cultural, com a qual tenho muita afinidade, participo e conheço, tendo sido um mergulho da minha história e da minha comunidade. Além, é claro, de levar o patrimônio para dentro da literatura infantil, que é um trabalho que eu já desenvolvo, congregando tudo”, disse a artista Camila Reis.

Todos os livros contêm uma caderneta de atividades, com o objetivo de despertar a curiosidade no leitor em colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer da leitura. Para os professores também foi pensada uma publicação, contendo informações sobre temas ligados ao Patrimônio Cultural e propostas de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

“Para além dos prédios, das ruas e ladeiras, são as pessoas que fazem o nosso patrimônio, que dão significado a ele. Temos de preservar o patrimônio que foi conquistado enquanto título, mas que tem de ser conquistado todo dia por cada um de nós e, para isto, precisamos nos voltar para a educação”, destacou a vice-prefeita de São Luís, a professora Esmênia Miranda.

A presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa, destacou a importância de os alunos receberem os livros e os levarem para casa.

“Os livros são lindos e o melhor é que cada aluno poderá levar para casa, os pais poderão ler para eles, vão poder dividir com os colegas. Assim, os livros vão circular. Mas esta ligação será feita pelos professores que vão fazer isto acontecer”, frisou Kátia Bogéa. 

“O prefeito Eduardo Braide, com seu olhar, tem transformado São Luís em uma cidade mais humana. Esta coleção é primorosa e traz a valorização da nossa cultura para dentro das escolas, valorizando nossas práticas pedagógicas”, observou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Programa

O programa O Patrimônio nas Escolas foi desenvolvido pela Fumph, com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O lançamento contou com aula inaugural do professor em História Social, Adson Pinheiro, e com palestras de especialistas no campo do Patrimônio Cultural.

Na ocasião, foi ofertado aos professores um curso que ocorreu em três turnos (manhã, tarde e noite), com o objetivo de atingir o maior número de professores do componente curricular de arte, língua portuguesa, história e geografia. A capacitação teve o propósito de envolver e engajar os educadores com o tema Patrimônio Cultural, favorecendo sua valorização e promoção.

A construção do programa teve início em 2021 e contou também com o trabalho da Editora Quereres, especializada em publicações para o público infantojuvenil sobre o Patrimônio Cultural. O processo de concepção do programa envolveu várias etapas como a definição dos temas, reuniões com educadores da Semed e com gestores das escolas, seleção de escritores, ilustradores e a criação de ações de sensibilização de professores. 

“Trata-se de um material valiosíssimo, que retrata nossa identidade cultural, patrimonial e isto vai beneficiando as novas gerações que poderão ter contato com esta história por meio destes livros também”, disse a professora Surama Caldas, professora de Arte na escola Leonel Brizola.

Saiba Mais - Sobre os livros

“O Presente de Jussara” – Texto: Camila Reis / Ilustrações: Luci Sacoleira.

O livro aborda o calendário festivo e o ciclo natalino e desperta, na personagem principal da história, lembranças afetivas da bisavó que participava ativamente das manifestações culturais da cidade. 

“O Boi Bombom” – Texto: Tino Freitas / Ilustrações: Rita Fittipaldi.

Uma turminha de amigos vai conduzir o leitor por esta história que promete muita diversão e aventuras pelas lendas populares que estão no imaginário dos moradores da cidade e pelos sotaques do boi bumba.

“Luísa na roda do tambor e as peças de um quebra-cabeça” – Texto: Luciana Sandroni / Ilustrações: Yulia Mysko

Motivados por um trabalho de escola, Luísa e Joca, personagens principais deste livro, irão pesquisar sobre a literatura maranhense e a contribuição destes autores e poetas para a formação histórica da cidade. Pelo bairro rural do Taim, Luísa buscará informações sobre a história do Tambor de Crioula e a conexão desta manifestação cultural com sua mãe e sua avó.

“Intriga em São Luís” – Texto: Leo Cunha / Ilustrações: Luciana Grether

A personagem Marina conduzirá o novo colega de escola, Vitor, recém-chegado a São Luís para um passeio pela cidade. No roteiro, ela destacará o Centro Histórico da cidade com seus casarões, palácios e monumentos arquitetônicos e praças, os artistas da cultura popular, a canoa costeira, entre tantos outros elementos singulares que tornam São Luís uma cidade tão rica culturalmente.

“O Tesouro da Bisa” – Texto: Wilson Marques / Ilustrações-xilogravuras: Airton Marinho

Um tesouro deixado pela bisavó é o fio condutor desta história que envolve Fernandinho, o personagem principal deste livro, e seu pai, Seu Antônio. Fernandinho será conduzido por uma viagem com muitas histórias, diversão e até um inesperado romance. Pelas ruas de São Luís, a cidade onde nasceu seu pai, Fernandinho descobrirá a riqueza cultural do Centro Histórico, as manifestações culturais, as delícias da culinária maranhense, as lendas e tantas outras expressões culturais.