Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide entrega duas creches em tempo integral, para atender a mais de 300 crianças, no São Raimundo e Recanto Verde

22/02/2024 18h28 - Atualizada em 25/02/2024 15h30
Secom

Em um gesto que reforça o compromisso com a educação na primeira infância, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), duas creches de tempo integral, localizadas nos bairros São Raimundo e Recanto Verde, respectivamente, que, juntas, vão beneficiar mais de 300 crianças.

Essa iniciativa representa não apenas a inauguração de novas unidades educacionais, mas também a concretização de um sonho aguardado pela população da capital maranhense ao longo de décadas. As obras foram realizadas por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Estamos construindo creches em tempo integral em diferentes áreas de São Luís, proporcionando aos pais a confiança de deixarem seus filhos em um ambiente completamente adequado. Por meio dessa infraestrutura e do compromisso com a qualidade, oferecemos um espaço que atende às necessidades básicas, e também promove um desenvolvimento integral, educacional e social das nossas crianças; e esse trabalho vai continuar, essa é a quarta creche que entregamos e temos mais três em construção. São Luís vai receber um total de sete creches de tempo integral”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com ambientes especialmente planejados para oferecer aprendizagem, cuidado e estímulos adequados, as unidades oferecem espaços acolhedores e propícios ao crescimento das crianças de São Luís.

Até o momento, já foram entregues, além das creches do São Raimundo e Recanto Verde, as unidades da Vila Isabel, no Itaqui-Bacanga e a Creche Maria Firmina dos Reis, no Residencial Alexandra Tavares, na Cidade Olímpica. Outras três creches que serão entregues encontram-se com obras em pleno andamento e ficam localizadas nas comunidades Santa Helena, na região do Quebra Pote; Cohab Anil IV e Residencial Santo Antônio.

As unidades possuem em sua infraestrutura, fraldários, salas de atividades, amamentação, solário, lactário com área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos e lavagem de utensílios, bancada de entrega de alimentos prontos, copa para funcionários, lavanderia com balcão de recebimento e triagem de roupas sujas, bancada para passar roupas, tanques e máquinas de lavar e secar, rouparia com balcão de entrega de roupas limpas, vestiário masculino e feminino, cozinha com despensa, varanda de serviço, sala multiuso e de pré-escola, almoxarifado, salas de administração e dos professores e ainda sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), e muito mais.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, "a inauguração destas creches representa os alicerces da política educacional voltada para a primeira infância, demonstrando o compromisso do prefeito Eduardo Braide com o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida. É motivo de grande satisfação fazer parte de uma gestão que dedica esforços diários ao avanço da educação em nossa cidade, e é por esse empenho e trajetória que seguiremos trabalhando", destacou.

Para o secretário da Semosp, David Col Debella, “essas obras representam tudo aquilo que a gestão do prefeito Eduardo Braide faz desde o primeiro dia de trabalho, levando obras de qualidade para a população, transformando a vida das pessoas.  O prefeito Eduardo Braide é sinônimo de transformação e essas entregas são um exemplo disso. São Luís sonhava com creches de tempo integral e só a gestão do prefeito Eduardo Braide entregou. Isso é histórico”, pontuou.

São Raimundo

Durante a cerimônia de inauguração da Creche do São Raimundo, na quarta-feira (21), o prefeito Eduardo Braide enfatizou a qualidade da unidade. Ele reiterou sua determinação em assegurar que todos os cidadãos tenham acesso a uma educação de qualidade, equiparada ao direito fundamental de qualquer habitante da cidade.

“Os pais, as mães, os responsáveis, aqui do São Raimundo, terão a oportunidade de deixar os seus filhos, os seus netos, de manhã cedo, ir trabalhar e voltar para buscar no final da tarde. Aqui eles receberão refeições ao longo do dia e cuidados integrais. Os alunos com deficiência também terão um espaço e todo o suporte necessário dos profissionais para que eles possam ter o pleno direito à educação”, enfatizou o prefeito Eduardo Braide, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, do secretariado, parlamentares, mães e pais presentes na inauguração.

A Creche de Tempo Integral São Raimundo atenderá 100 crianças com a faixa etária de 1 a 5 anos, no horário das 8h às 17h. Serão servidas cinco refeições diárias, além do cuidado, como banho, asseios, higiene e atenção psicopedagógica. Tudo isso em um ambiente propício, com o acompanhamento de profissionais capacitados e comprometidos com a formação integral dos pequenos ludovicenses.

Além de atender às necessidades educacionais das crianças, as creches também representam um alívio para muitas famílias que, por anos, enfrentaram dificuldades para conciliar trabalho e cuidado dos filhos. Com a disponibilidade de vagas em tempo integral, os pais e responsáveis podem contar com o apoio necessário para garantir o desenvolvimento de seus filhos, enquanto desempenham suas atividades profissionais.

“Tenho cinco filhos e sou vendedora ambulante e quando preciso trabalhar não tenho com quem deixar as crianças. Eu não tenho condição de pagar uma pessoa. Eu tenho cinco filhos, mas tem mãe que tem mais, tem mãe que tem menos, e às vezes quer trabalhar e não pode”, compartilhou Ana Maria Araujo. 

O mesmo sentimento foi dividido por Ana Raquel Sousa, que tem apenas 23 anos, e já precisou deixar o emprego para cuidar da filha Luana Mirela, de 3 anos.

“Eu tive que sair do emprego para cuidar da minha filha e estou muito feliz com essa possibilidade de poder voltar a trabalhar. Graças à inauguração dessa creche, eu vou poder iniciar a busca por um novo trabalho”, declarou a mãe.

Recanto Verde

Situada na Zona Rural, região da Vila Itamar, a Creche de Tempo Integral do Recanto Verde é a que possui a maior capacidade e atenderá mais de 200 estudantes, com a faixa etária inicial de 1 a 5 anos, no horário das 8h às 17h. Também oferecerá cinco refeições diárias, além de cuidados essenciais como banho, asseios, higiene e atenção psicopedagógica.

Na solenidade de entrega realizada nesta quinta-feira (22), o prefeito Eduardo Braide compartilhou os desafios da continuidade da obra no Recanto Verde e demais creches e reforçou o compromisso em continuar trabalhando por uma educação de qualidade em toda São Luís.

"Na minha primeira visita a este local, acompanhado da nossa secretária de educação e do secretário de obras, confesso que fiquei muito triste porque encontrei um espaço grande que deveria ser um local para realizar sonhos e transformar vidas, mas estava com a obra paralisada. Fui a Brasília para dialogar com o Ministério da Educação e conseguir superar os entraves jurídicos que impediam a conclusão da obra. Depois enfrentamos um segundo desafio: os recursos do Ministério da Educação não eram mais suficientes para conclusão e a única alternativa para o Município concluir a obra seria a alocação de recursos próprios, e foi exatamente isso que fizemos. Estive aqui, demos a ordem de serviço e hoje o que era um sonho virou realidade", frisou o prefeito.

Parlamentares presentes compartilharam a importância das novas instalações, destacando-as como verdadeiros marcos para São Luís.

“Estas obras espetaculares enchem de alegria os corações de pais e mães. Obras que irão marcar a gestão do prefeito Eduardo Braide por várias gerações. Sua gestão é talhada nas pessoas. Estou diante de um gestor que olha para o horizonte com inteligência e faz uma gestão de eficácia”, declarou o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Chaguinhas (Republicanos).

"Chegou o dia de inaugurarmos uma obra belíssima e um cartão-postal da Vila Itamar e Recanto Verde. A comunidade só tem a agradecer ao prefeito, que honra o compromisso com a comunidade", exclamou o vereador Chico Carvalho (Avante).

Com mais de duas décadas de residência no Recanto Verde, Geisa Maria Monteiro, mãe da Elisa Maria, de dois anos, compartilhou sua alegria.

"Moro há mais de 20 anos aqui e acompanhei toda a expectativa de todas as mães aqui do bairro. Já tínhamos perdido as esperanças porque essa obra ficou parada há anos, mas agora estamos muito felizes. Esperamos muito por esse momento, é um sonho realizado".

Para a mãe do João Guilherme de 1 ano e 10 meses, “a espera foi grande, mas chegou. Muitas mães precisam dessa creche para poder colocar seus filhos e poder botar o pão de cada dia em casa”, disse Beatriz Santos.

Também participaram das solenidades de entrega, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário Diego Rodrigues (SMTT); os vereadores Karla Sarney (PSD) e Dr. Gutemberg (Republicanos); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; além de lideranças e da população dos bairros. 

Matrículas

As matrículas para as duas creches iniciarão na primeira quinzena de março, sendo conduzidas de forma transparente, com uma atenção especial para as crianças que residem nas regiões onde estão instaladas.

Todas as etapas do processo de matrícula serão amplamente divulgadas nas redes oficiais da Prefeitura de São Luís e no site da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

- Acesse o site da Semed

O calendário do processo de matrícula será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.