Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide abre Jornada Pedagógica 2024 da rede municipal de ensino de São Luís

25/01/2024 09h08 - Atualizada em 26/01/2024 18h10

O prefeito Eduardo Braide participou da abertura da Jornada Pedagógica 2024 da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizada nesta quarta-feira (24), no Multicenter Sebrae. Na ocasião, o gestor anunciou um reajuste salarial de 6% para a categoria, índice maior que o reivindicado pela classe, que pedia um aumento de 5%. O reajuste será retroativo a janeiro de 2024.

"Vou encaminhar o projeto de lei à Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (25), com um reajuste de 6% porque o meu compromisso com os profissionais da educação de São Luís está acima do piso salarial, da inflação e acima da reivindicação de vocês", destacou o prefeito Eduardo Braide, que foi aplaudido de pé por cerca de 1.700 professores que lotaram o auditório principal do Multicenter Sebrae.

Com o aumento salarial, a gestão municipal segue com a política de reestruturação da rede municipal de ensino, que tem sido uma das prioridades do prefeito Eduardo Braide.

“A Jornada Pedagógica é um momento muito importante para nossa rede municipal. Mas sabemos que o aprendizado depende, além dos professores, de uma série de fatores que precisam caminhar juntos. É por isto que, neste momento, também estamos com 15 escolas sendo totalmente reformadas, mais de 10 sendo climatizadas, estamos construindo também creches em bairros de São Luís, além de outras ações que implementamos na nossa rede, como o aumento das mais de 88 mil refeições que este ano passaremos a ofertar aos nossos alunos como reforço na alimentação”, disse o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda.

A Jornada Pedagógica segue até esta quinta-feira (25). O evento, realizado pela Semed anualmente, tem como objetivo apresentar as propostas e ações formativas da educação pública para o Município de São Luís, correspondente ao ano letivo.

“Agradeço a cada professor que, com afinco, tem nos dado a mão no processo de reconstrução da educação de São Luís. Já temos muitos avanços que nos trazem responsabilidade de continuar focados no nosso maior objetivo, que é garantir alfabetização na idade adequada para nossas crianças. Este é o propósito de toda rede e, neste sentido, temos alcançado avanços muito importantes como os investimentos que, historicamente, não eram feitos na nossa rede municipal e que o prefeito Eduardo Braide tem implementado”, enfatizou a titular da Semed, Caroline Marques Salgado.

Jornada

A Jornada Pedagógica é uma formação continuada, que segue uma política de investimento na formação e no aprimoramento dos profissionais, com foco na qualidade da aprendizagem. Com o tema “Conectando saberes e transformando práticas”, o evento aborda temas como competências profissionais, produção de conhecimentos, melhoria efetiva da qualidade da educação ofertada nas escolas e promoção de práticas pedagógicas democráticas.

“A Jornada Pedagógica é muito importante, pois resgata valores, saberes e ajuda a construir uma aprendizagem de fato, tanto na construção das avaliações, como das metodologias aplicadas aos nossos alunos”, explicou o professor Clayton Gabriel Castro, que leciona matemática na escola municipal Arthur Azevedo.

De acordo com a Semed, a Jornada Pedagógica tem previsão de atender aproximadamente seis mil pessoas, entre presencial e on-line, com transmissão ao vivo, por meio do canal do YouTube da Semed. O evento tem uma programação voltada para gestores, coordenadores, suportes pedagógicos e professores das escolas que atendem a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após essa programação no Multicenter Sebrae, na sexta-feira (26), a formação segue em todas as Unidades de Educação Básica para que os profissionais das escolas planejem e adotem as diretrizes do evento, atendendo às suas propostas.

Palestras

No primeiro dia da formação, foram ministradas as palestras “A importância da alfabetização na idade adequada para o futuro dos estudantes”, com Veveu Arruda, que é advogado, professor e foi prefeito de Sobral no período de 2011 a 2016. À frente de gestões públicas, destacou-se na política educacional, com a conquista da melhor rede pública municipal brasileira, e em 2015, e o maior IDEB entre todos os 5.574 municípios do país, em 2016.

“O prefeito Eduardo Braide, como gestor, tem a visão estratégica de que a política de educação é política de estado, não de governo. Ele faz uma política que deve ser perene”, afirmou o palestrante.

A outra palestra do dia teve como tema “Conectando Saberes e Transformando Práticas”, com Renato Casagrande, que é fundador e presidente do Instituto Casagrande e Alleanza Educação e vice-presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida.

“O Nordeste tem dado uma lição para todo o Brasil. Prova disto, foi o anúncio do prefeito Eduardo Braide que dará 6% aumento para os professores, retroativo a janeiro. Parabéns”, observou o professor.