Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide anuncia reforço na alimentação para mais de 88 mil alunos da rede municipal de São Luís

24/01/2024 13h22 - Atualizada em 26/01/2024 10h09

Para garantir alunos bem alimentados para aprender mais e melhor, o prefeito Eduardo Braide anunciou um incremento na oferta de refeições nas escolas da rede municipal.

A partir da próxima segunda-feira (29), data de início do ano letivo de 2024, os estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) terão direito a café da manhã, para os alunos do turno matutino, e um lanche a mais para o vespertino, além da merenda escolar que já é ofertada todos os dias aos estudantes.

O benefício se estenderá às 254 escolas municipais, atendendo a mais de 88 mil estudantes.

“Nossos alunos agora terão duas refeições nas escolas. Além da tradicional refeição no horário do intervalo, pela manhã será servido um café da manhã antes das aulas, e quem estuda à tarde, um lanche no fim do período letivo, tudo feito com muito amor pelas nossas merendeiras. Esta medida soma-se às outras que nossa gestão tem adotado com o objetivo de melhorar a educação municipal, a exemplo da reforma das escolas, a construção de creches em tempo integral, a valorização dos profissionais da educação, entre tantas outras”, declarou o prefeito Eduardo Braide.

Para garantir uma alimentação de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está trabalhando para que seja seguido um cronograma com cardápio criteriosamente elaborado, baseado em uma orientação nutricional específica para cada faixa etária, visando atender às necessidades nutricionais dos estudantes, seguindo a mesma sistemática nutricional das Unidades de Ensino de Tempo Integral que, por funcionarem em dois turnos, possuem cardápio com até cinco refeições diárias, personalizadas conforme as necessidades dos alunos.

"A alimentação escolar é um pilar essencial para o desenvolvimento educacional integral dos estudantes. Esta é mais uma ação inovadora da gestão do prefeito Eduardo Braide, que trará efeitos positivos na frequência e no desempenho escolar dos nossos alunos", enfatizou a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

A Semed divulgará a cada 15 dias os cardápios no site www.saoluis.ma.gov.br/semed e nas redes sociais oficiais da Prefeitura, possibilitando aos pais e responsáveis a oportunidade de acompanhar de perto a alimentação oferecida aos seus filhos, possibilitando um maior envolvimento e acompanhamento dos alimentos consumidos no ambiente escolar.

Adicionalmente, o impacto positivo se estende à agricultura familiar. As frutas, legumes e verduras que serão usadas no preparo das refeições, serão fornecidas diretamente da Zona Rural de São Luís. Essa prática não apenas fomenta uma alimentação mais saudável e fresca, mas também fortalece a economia local, proporcionando renda aos agricultores e potencializando o ciclo de produção na capital.