Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Luís divulga período de pré-matrícula online para as escolas municipais no ano letivo de 2024

29/12/2023 12h38 - Atualizada em 10/01/2024 18h47

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta sexta-feira (29), o cronograma de pré-matrículas online para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que desejam estudar na Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís no ano letivo de 2024. O calendário letivo de 2024 tem início previsto para o dia 29 de janeiro.

As inscrições online para os estudantes novatos ficarão disponíveis até 10 de janeiro de 2024. O cadastro deve ser feito diretamente no site www.saoluis.ma.gov.br/semed, por meio de um formulário eletrônico simplificado com os dados de identificação dos estudantes e responsáveis, domicílio e etapa/ano pretendido.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 18 de janeiro de 2024, de forma on-line no site da Semed São Luís. A classificação se dará por meio dos critérios estabelecidos, priorizando estudantes com deficiência, beneficiários do Programa Bolsa Família, residentes mais próximos da escola pretendida, entre outros.

Após o resultado, os pais/responsáveis dos estudantes classificados deverão se dirigir à escola indicada para a realização da matrícula, no período de 19 a 23 de janeiro de 2024, com a entrega de cópias dos seguintes documentos impressos:

●      Cópia da Certidão de Nascimento e/ou RG (Documento de Identidade) do estudante;

●      Cópia do RG (Documento de Identidade) e CPF do responsável;

●      Duas fotos 3x4 recentes;

●      Comprovante de residência legível e recente, ou declaração, em casos de impossibilidade de comprovação por documentos oficiais;

●      No caso de beneficiário do Programa Bolsa Família, apresentação da cópia do referido documento, e NIS do responsável e da criança;

●      Cópia da Carteira de Vacinação atualizada contendo os registros;

●      Declaração ou Histórico Escolar, para as etapas que requerem escolarização anterior; preenchimento da/s ficha/s de autodeclaração racial e/ou de transporte escolar (Zona Rural);

●      Fornecimento de contatos telefônicos válidos e variados que possibilitem uma comunicação eficaz entre escola e família;

●      Laudo médico para o estudante com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação; e documento comprobatório do registro da ocorrência policial ou do processo em curso para o estudante dependente de vítima de violência doméstica e familiar.

Em caso de dúvidas, os pais e responsáveis podem buscar atendimento no Centro Avançado de Apoio à Educação (CAAED), localizado na Avenida Dom José Delgado, S/N, no bairro Alemanha, das 8h às 12h e de 14h às 18h, de segunda a quinta, e das 8h às 14h, nas sextas-feiras, e nas escolas municipais (veja a relação completa disponível no site da Semed).

Os canais de atendimento remoto também estarão disponíveis pelo e-mail matricula@edu.saoluis.ma.gov.br e whatsapp institucional 98 99160-7726.

Cronograma completo do processo de pré-matrículas da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís, para o ano de 2024:

●      Encerramento do ano letivo de 2023: de 28/12/2023;

●      Inscrição pré-matrícula on-line: de 29/12/2023 a 10/01/2024;

●      Divulgação do resultado da pré-matrícula on-line: 18/01/2024;

●      Efetivação de matrículas nas escolas: de 19 a 23/01/2024;

●      Início das aulas do ano letivo de 2024 dia 29/01/2024.