Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide segue com reformas de quadras poliesportivas e serviços chegam à U.E.B. Ribamar Bogéa, na Cidade Olímpica

22/11/2023 18h46 - Atualizada em 29/11/2023 14h55

A comunidade da Cidade Olímpica recebeu, com muita comemoração, o anúncio do prefeito Eduardo Braide sobre a reforma da quadra poliesportiva da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José de Ribamar Bogéa, nesta quarta-feira (22), quando foi assinada a Ordem de Serviço que marcou o início das obras.

O equipamento, também utilizado pelos alunos da U.E.B. Jean Norberto Coelho e toda a comunidade, não apenas abriga competições esportivas, mas também serve como palco para o desenvolvimento físico e social dos alunos e de demandas e eventos locais.

“Os trabalhadores já começaram a obra que vai renovar completamente a quadra esportiva, deixá-la novinha para todos vocês. Essa é mais uma obra voltada para requalificar os locais de lazer e prática esportiva que estamos disponibilizando em várias regiões e comunidades de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, durante conversa com os alunos e a comunidade escolar.

A U.E.B Ribamar Bogéa atende aproximadamente 950 alunos do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), sendo 200 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. As obras do equipamento esportivo são demandas antigas da comunidade escolar, cujo projeto de reforma é de competência das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Entre os serviços que estão sendo feitos na quadra, estão a substituição do piso, que terá pintura epóxi, garantindo uma experiência esportiva mais agradável. A iluminação será modernizada para permitir atividades noturnas, ampliando as oportunidades para eventos esportivos e recreativos, além dos serviços de recuperação da arquibancada, nova cobertura e fechamento lateral com estrutura metálica e telha galvanizada, novas instalações elétricas, recuperação de instalações hidrossanitárias, adaptações de acessibilidade, entre outras intervenções.

"Para nós, a valorização do esporte e do lazer é uma prioridade, e nosso objetivo é fomentar os valores do esporte e promover a saúde e o bem-estar da população, e hoje é o momento de celebrarmos o início dessas obras que trarão dias melhores para toda a Cidade Olímpica”, disse Romário Barros, secretário municipal de Desportos e Lazer.

O evento contou com a presença da comunidade escolar, pais, professores e alunos, que compartilharam suas expectativas para o novo espaço.

"Essa reforma é a realização de um sonho, tanto para mim quanto para os professores, alunos e todos da Cidade Olímpica. A quadra é um espaço único para que eles se sintam felizes", contou a diretora da U.E.B. Ribamar Bogéa, Lucirene Conceição Almeida.

Para o professor de Educação Física, Thiago Carvalho Monteiro, “os alunos terão um local adequado para as práticas esportivas e estamos ansiosos pela conclusão das obras. Agradeço em nome de todos os professores e alunos”.

Representando todos os estudantes, Débora Samira de Almeida, aluna do 7º ano, expressou sua gratidão.

"Obrigado por estarem realizando nosso sonho, meu e de todos os alunos. Estamos muito felizes com a nova quadra que será entregue, muito obrigado".

Representante sindical e residente do bairro, Gabriel Ferreira, 67 anos, expressou sua satisfação ao saber que o espaço também poderá ser utilizado para diversas reuniões de interesse público.

“Feliz que teremos um local adequado para realizar assembleias, reuniões comunitárias e outros eventos, promovendo ainda mais a união e a participação ativa de todos os moradores. Vejo que o prefeito tem trazido muitas benfeitorias e, sem exagerar, para mim, ele foi o prefeito que deu mais atenção para a Cidade Olímpica".

Também estiveram presentes no evento, o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho, na oportunidade, representando a secretária da Semed, Caroline Marques; o suplente de vereador, Manoel Filho; o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; além de líderes comunitários e trabalhadores civis.