Secretaria Municipal de Educação

Semed realiza 1º Encontro de Formação Continuada para professores do Suporte Pedagógico

05/02/2021 21h09 - Atualizada em 06/02/2021 22h52

Mais de 500 educadores participaram do 1º Encontro de Formação Continuada de Professores Suporte Pedagógico, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), na quinta-feira (4), por meio de live no canal da Semed no Youtube. A capacitação foi realizada nos períodos da manhã e tarde, para profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e à noite, para os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a formação, eles foram orientados sobre temas como avaliação diagnóstica e seus instrumentos e também sobre o processo de seleção de habilidades prioritárias, baseadas no currículo contínuo.

“A proposta da formação é trazer para a discussão e estudo as demandas da Política Educacional da Semed. Essa pauta da primeira formação que estamos realizando vem agregar às discussões sobre avaliação e o currículo escolar, para compor o trabalho da rede de uma forma que dê mais unidade e visibilidade ao trabalho e para que o professor tenha todo o suporte e condições para realizar seu trabalho e ter êxito”, afirmou Francisca Lima, coordenadora do Núcleo de Formação de Professores Suporte Pedagógico, que integra o Centro de Tecnologia, Inovação, Formação Continuada e Acolhimento de Professores da Semed.

No encontro, também foram apresentadas propostas de organização da Jornada Pedagógica 2021, do calendário Escolar da Rede Municipal de Ensino para este ano e também do calendário de Formações Continuadas que serão realizadas ao longo do ano. Os professores participaram ativamente da live com perguntas e comentários no chat. A educadora Thalita Marinho comentou que “as orientações estão bastante articuladas. Isso colabora com o trabalho dos recém nomeados para desenvolver suas atividades na escola”.

Além de orientar e dar as diretrizes para a condução do trabalho das escolas em 2021, o encontro também funcionou com um canal para responder dúvidas e ouvir as sugestões dos professores suporte pedagógico.

A live permanecerá disponível no canal da Semed, no link https://www.youtube.com/watch?v=fVZ46fIMZS8, para quem quiser rever ou para aqueles que não puderam participar. Além disso o Núcleo de Formação de Professores Suporte Pedagógico disponibilizará todos os conteúdos da live, como a proposta da Jornada Pedagógica e os calendários, no blog http://formacaocontinuadaslz.blogspot.com/.

Quem é o professor suporte pedagógico?

O professor suporte pedagógico é o educador que anteriormente era chamado coordenador, que entre suas funções tem o papel de dar suporte aos professores no exercício das suas funções e no desenvolvimento de suas atividades.

Os conhecimentos repassados aos educadores serão compartilhados com os professores de sala de aula durante a Jornada Pedagógica 2021, que deve acontecer no período de 24 a 26 de fevereiro, com todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.