Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura de São Luís recebe visita de imagem de Nossa Senhora da Conceição

25/10/2023 18h00 - Atualizada em 06/11/2023 16h35

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, recebeu, no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, nesta quarta-feira (25), a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, do Monte Castelo. Na celebração religiosa, o prefeito agradeceu e pediu bênçãos a todos os servidores.

“Muito feliz em receber novamente Nossa Senhora da Conceição aqui na Prefeitura. Sou cercado de Marias na minha vida e sou neto de uma Conceição que me ensinava sobre o amor e a esperança. Que todos nós possamos usar a esperança na vida da melhor forma possível. Cabe a cada um de nós fazermos com que a esperança possa chegar a quem mais precisa, por isso, peço uma benção a todos que ajudam a gente a cuidar da nossa cidade, que Deus nos abençoe e que Nossa Senhora da Conceição possa interceder por cada um de nós”, disse o prefeito, ao lado da vice-prefeita, Esmênia Miranda, secretários e servidores.

Com a imagem de Nossa Senhora da Conceição conduzida até a escadaria principal da sede da Prefeitura, a celebração foi liderada pelo clérigo, Padre Elinauro Santos, que expressou gratidão ao prefeito Eduardo e à vice-prefeita Esmênia pela acolhida anual. Ele também refletiu sobre a leitura da Palavra de Deus na carta aos Romanos, capítulo 8.

“São Paulo ensina que o que já temos em nossas mãos não é mais motivo de espera, pois já o possuímos. Assim, a esperança nos motiva a trabalhar em direção aos objetivos que almejamos, completando nossa jornada em direção a Deus. Esperamos, um dia, encontrá-lo de forma definitiva, e nesta caminhada nós temos pessoas que nos ajudam, que iluminam, e Maria é para nós a estrela da esperança, pois trouxe ao mundo Jesus Cristo, que representa uma nova esperança para a humanidade”, refletiu o clérigo.

A vice-prefeita Esmênia Miranda também compartilhou sua reflexão sobre a fé em Nossa Senhora. "O propósito de Maria é nos aproximar do Pai. À medida que amadurecemos, pedimos menos e agradecemos mais. Peço para que Nossa Senhora nos guie com sabedoria".

Participaram da celebração, os secretários Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult), Octávio Augusto (Semad), o subprefeito do Centro, Maurício Itapary; a diretora do Socorrão I, Carolina Mitre; o suplente de vereador, Barbosa Lages, além de fiéis e servidores municipais.

Festejo Nossa Senhora da Conceição

Com o tema "Maria Esperança Nossa", o tradicional Festejo de Nossa Senhora da Conceição terá início em 8 de novembro e se encerrará no dia 8 de dezembro. Os festejos serão realizados no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 190, Monte Castelo.

O ápice das celebrações acontece em 8 de dezembro, o dia da santa, quando a presença de milhares de fiéis é aguardada na missa de encerramento, que ocorre na Praça Maria Aragão, no coração da capital maranhense.

O Festejo da Conceição, com uma história que remonta a mais de dois séculos em São Luís, destaca-se como uma das maiores celebrações religiosas do Maranhão e é considerado um dos eventos mais tradicionais da Igreja Católica no estado, tendo suas origens no ano de 1805.

A Prefeitura de São Luís demonstrará seu apoio às festividades por meio de diversas iniciativas. Antes do início das celebrações, serão realizados serviços de paisagismo e reparos na praça em frente à igreja, visando aprimorar o espaço. Além disso, a Prefeitura também dará apoio no evento que ocorrerá na Praça Maria Aragão.