Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura de São Luís leva Copa do Mundo Feminina ao Centro Histórico

29/07/2023 15h25 - Atualizada em 11/08/2023 16h13

A Prefeitura de São Luís reuniu os apaixonados por futebol no Centro Histórico para acompanhar a transmissão do jogo da seleção brasileira de futebol feminino contra a França no Brisbane Stadium, na Austrália, neste sábado (29).

O jogo foi transmitido em uma grande estrutura com um telão montado na Praça Nauro Machado, graças aos pedidos dos torcedores, após a primeira partida vitoriosa da equipe brasileira.

“Essa iniciativa proporciona um ambiente único e empolgante para que os fãs de futebol possam torcer juntos e celebrar o talento das jogadoras brasileiras e as jogadoras maranhenses no cenário internacional. A Copa do Mundo Feminina de 2023 tem sido um momento marcante para o esporte feminino e São Luís mostrou seu apoio entusiasmado às atletas representando o Brasil no torneio”, destacou o secretário de comunicação Igor Almeida.

No segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina, a França venceu por 2x1 e assumiu a liderança do grupo F. A equipe francesa marcou primeiro aos 16 minutos do primeiro tempo, com Le Sommer, após um cruzamento de Karchaoui.

O Brasil empatou no segundo tempo com Debinha aos 12 minutos, mas sofreu o segundo gol francês aos 37 minutos, após uma falha na bola aérea em um escanteio, quando Renard marcou de cabeça.

Para garantir a classificação nas oitavas de final, será necessário conquistar uma vitória sobre a equipe da Jamaica na terceira e última rodada da fase de grupos, que acontece nesta quarta-feira (2 de agosto), às 7h da manhã.

O taxista Thales Frazão aproveitou as férias escolares dos pequenos Leon e Andreys para aproveitar o jogo em família, na Praça Nauro Machado. Ele também se mantém otimista após o resultado desfavorável para a equipe brasileira.

“Acordamos cedo e aproveitei a transmissão aqui na praça para trazer eles para assistir a seleção brasileira jogar. Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas ainda temos chance contra a Jamaica e a gente vai conseguir com fé em Deus, a gente vai se classificar”, declarou.

Quem também acompanhou os jogos foi a vendedora Maria José.

“A gente tem que torcer para nossa seleção feminina, trabalho daqui a pouco, mas fiz questão de vir à praça para assistir às jogadoras em ação”, disse a vendedora.

Também estavam acompanhando os jogos no Centro Histórico, o secretário de Cultura (Secult), Marco Dualibe, e o seu secretário adjunto, Henrique Almeida.

Do Maranhão para o Mundo

Com duas ludovicenses na competição, a iniciativa da Prefeitura também representa uma homenagem e apoio às atletas que estão orgulhando todos os maranhenses. Destaques da Copa do Mundo Feminina, as atletas ludovicenses Ary Borges e Camila Rodrigues estão chamando atenção de todos os torcedores maranhenses.

Com apenas 23 anos de idade, Ary Borges já acumula 28 partidas pela Seleção Brasileira, incluindo a Copa do Mundo Sub-20 em 2018 e a conquista da Copa América em 2022. Além disso, seu talento também se destaca em clubes, tendo passado por Centro Olímpico, Sport, São Paulo e Palmeiras, onde foi fundamental na conquista da Copa Libertadores na temporada de 2022.

Na estreia do Brasil na competição, a atacante maranhense Ary Borges brilhou ao marcar três dos quatro gols contra o Panamá, contribuindo para a vitória por 4 x 0 junto com o gol de Bia Zaneratto.

Outro destaque maranhense é a goleira Camila Rodrigues, que teve sua formação na escolinha do veterano Marcial, conhecido por seu talento em clubes como Sampaio Corrêa, Viana-MA, Chapecoense, Internacional e Iranduba-AM.

Organização e Segurança

Além das estruturas de palco, som e telão, a gestão municipal também oferece serviços como disciplinamento do comércio com a presença da Blitz Urbana, atendimento de saúde através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e controle do trânsito com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Para garantir a segurança do evento, os Bombeiros Civis e os homens da Polícia Militar do Maranhão também estiveram presentes.