Hospital Municipal Djalma Marques

Perguntas Frequentes

1 - Que atendimentos o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) disponibiliza à população?

O Hospital realiza atendimentos de urgência e emergência, nas áreas de clínica médica, cirúrgica e ortopédica infantil (exceto adulto) e em outras especialidades. Funciona 24 horas, 7 dias por semana.

2 - Qual o fluxo de atendimento do hospital?

O atendimento do paciente se dá por duas entradas, uma para o paciente Horizontal (que vem de maca, em ambulância) e a outra para o paciente Vertical (que vem andando ou de cadeira de rodas). Em ambas as portas, o paciente é cadastrado e encaminhado para a classificação de risco, onde é avaliado conforme o risco e priorizado atendido de acordo com a sua gravidade. Caso não seja classificado como urgência/emergência, poderá ser direcionado a outra unidade da rede pública de saúde.

3 - Pacientes internados têm direito a acompanhante?

Sim. Todo paciente pode ter uma pessoa adulta (na faixa etária de 18 a 59 anos) para acompanhá-lo durante o período de internação. No caso de idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência é indispensável a presença do acompanhante durante todo o tempo da internação.

4 - Que itens o paciente internado pode levar para o hospital?

O paciente deverá levar objetos pessoais de uso individual como escova e creme dental, copo, talheres, artigos de higiene e etc. O travesseiro é permitido desde que seja novo (apresentado ainda na embalagem no hospital).

5 - O que não é permitido levar para o hospital?

Não é permitida a entrada de alimentos, equipamentos sonoros, TVs, armas e objetos que possam representar riscos, como tesouras, chaves de fenda, etc. Ventiladores podem ser liberados após avaliação na recepção.

6 - O que acontece quando o paciente internado precisa de exames?

A maior parte dos exames são feitos no hospital. Quando há necessidade de realização externa, a marcação e agendamento são feitas num setor específico do Socorrão I, sendo necessários documentos de identificação (Identidade), comprovante de residência e cartão SUS.

Os responsáveis pelo paciente também podem providenciar o exame na rede particular, se desejarem. Nos casos de realização de exames externos, o Socorrão I providencia o transporte do paciente.

7 - Como são feitas as visitas a pacientes internados?

Em função da pandemia de Covid-19, as visitas estão limitadas aos setores fechados , como UTI, UCI e Sala Laranja; nos demais setores é permitida apenas a troca de acompanhante, em horário pré-estabelecido (manhã - das 8h30 às 9h30 e noite – das 20h às 21h). Porém, as informações sobre o estado de saúde podem ser obtidas junto ao Serviço Social (9 9123-5967) e, pelo acompanhante, na visita diária do médico.

Nos horários referidos abaixo, os responsáveis de pacientes internados nos setores sem acompanhante podem fazer visita e receber do médico as informações sobre estado de saúde. Sendo permitida uma visita por dia:

SETOR HORÁRIO DE VISITA

UCI 1 DAS 11 h às 12 h (1h de visita)
UCI 2 DAS 15 h às 16 h (1h de visita)
UTI 1 e UTI 2 Das 16 h às 17 h (1 h de visita)
SALA LARANJA Das 16 h às 17 h (1 h de visita)

8 - Como é feita a transferência de paciente?

O Socorrão I possui o Núcleo Interno de Regulação, que faz os processos necessários para transferir pacientes para outras unidades hospitalares, logo que solicitado pelo médico assistente. As transferências somente são feitas após a informação de leitos disponíveis pela Central Estadual de Regulação.

9 - Quais os procedimentos em caso de óbito?

O processo é coordenado pelo Serviço Social, encarregado do contato e comunicação com a família e da entrega da Declaração de Óbito. Nos casos de encaminhamento ao IML ou SVO, o Relatório Médico é enviado diretamente a estes órgãos.