Agência São Luís
PERÍODO
De

Prefeitura de São Luís lança manual para preservar o Centro Histórico

Por Redação Agência (SECOM)

Concebido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), será lançado, nesta quinta-feira (25), às 16h, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o “Manual do Centro Histórico – São Luís, Patrimônio Mundial”, com distribuição gratuita da publicação para os presentes. A publicação tem o intuito de apoiar e esclarecer moradores, comerciantes e demais frequentadores sobre as melhores práticas para a preservação desse território.

O manual tem produção da Editora Quereres, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. O trabalho foi todo produzido em linguagem simples e acessível, para compartilhar, de forma eficaz, os diversos procedimentos, legislações e normas referentes ao uso, à manutenção e à preservação do Centro Histórico de São Luís.

Reconhecendo os desafios enfrentados pela região, assim como sua importância cultural e turística, as orientações valorizam a importância da participação de cada cidadão para que esse território siga sendo um patrimônio cultural admirado por suas características únicas e excepcionais. Além disso, o conteúdo reforça a ideia de que o Centro Histórico é o coração pulsante da identidade coletiva dos ludovicenses.

Com uma área de aproximadamente 220 hectares, o Centro Histórico de São Luís é reconhecido como patrimônio cultural material do Maranhão, do Brasil e do mundo. O título de Patrimônio Mundial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 6 de dezembro de 1997, é mais do que uma mera distinção internacional, mas uma afirmação da identidade e da história dos ludovicenses.

Parcerias

Como parte do projeto, a Fumph estabeleceu parcerias com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (FAU-Uema) e o Instituto Federal para Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Centro Histórico para que 50 estudantes voluntários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Turismo participem como agentes sensibilizadores do patrimônio cultural do Centro Histórico. Eles receberão formação qualificada ministrada pela Fumph para a distribuição do manual, dialogando com moradores, comerciantes e demais usuários do espaço.

Outro parceiro fundamental para a concretização da ação é o Sebrae Maranhão, que fará a formação dos alunos sobre “Técnicas e Ferramentas para uma Abordagem Eficaz”, para auxiliar os estudantes neste trabalho e ainda produziu todo o kit de identificação dos participantes do projeto, composto por camiseta, boné, bolsa, squeeze e crachá.