Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide entrega nova quadra da U.E.B Lima Sobrinho

24/05/2024 10h40 - Atualizada em 03/06/2024 18h25

Em um evento marcado pela presença de alunos, população e lideranças, o Conjunto Dom Sebastião, região do Coroadinho, recebeu, nesta quinta-feira (23), do prefeito Eduardo Braide, a nova quadra poliesportiva da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) João Lima Sobrinho. As obras foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio das secretarias de Educação (Semed) e de Desportos e Lazer (Semdel).

“Estamos aqui para entregar essa nova quadra que vai beneficiar toda essa região do Polo Coroadinho. Uma quadra totalmente reestruturada e com tecnologia nova que vai trazer mais conforto para todos que a utilizarem", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A U.E.B. João Lima Sobrinho atende mais de 1.100 estudantes do Ensino Fundamental, nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9ºano), distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite. Por mais de 20 anos, a comunidade escolar ansiava por uma revitalização do equipamento esportivo, que não só beneficiará os estudantes, mas também estará acessível à comunidade local por meio do programa Escola Aberta.

“Hoje nós temos um prefeito que trabalha todos os dias e cujos compromissos têm data certa para serem cumpridos. Sonhos que são transformados em realidade. E hoje estamos aqui, entregando mais uma quadra nova da nossa rede municipal, que vai gerar mais oportunidades para os estudantes, para a prática esportiva, para a realização dos eventos da escola, e para toda a comunidade, que também poderá usufruir desse espaço. E seguiremos acreditando e entregando mais equipamentos esportivos como esse que são fundamentais no desenvolvimento social dos nossos jovens”, afirmou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Após a cerimônia de descerramento da placa inaugural e a fala das autoridades, o prefeito Eduardo Braide fez o passe da bola para as crianças da U.E.B., que iniciaram uma partida de futebol, marcando, assim, a inauguração oficial do equipamento.

A quadra poliesportiva passou por diversas melhorias que a transformaram por completo. Agora possui vestiários novos; cobertura com telha galvanizada; fechamento lateral com estrutura metálica; modernização das instalações elétricas e sanitárias, iluminação com refletores, adaptações para acessibilidade; recuperação da arquibancada; paisagismo e a instalação de equipamentos esportivos para futsal, basquete, vôlei e diversas outras atividades.

Inovação

A quadra poliesportiva recebeu um novo padrão, com um piso diferenciado, que se tornará o modelo para as futuras quadras a serem entregues. A novidade tecnológica está nas características do novo piso modular, fabricado em polipropileno, um material de alta resistência mecânica que oferece uma melhor absorção de carga, impacto e abrasão. Além disso, a flexibilidade do material proporciona conforto e proteção aos atletas, reduzindo impactos nas articulações. O novo piso também possui maior durabilidade, se comparado ao piso convencional.

"O primeiro local a receber este novo piso foi a quadra da U.E.B. Lima Sobrinho, e estamos planejando implementar esta tecnologia nas próximas quadras a serem entregues em São Luís", complementou o prefeito Eduardo Braide.

Comemoração

A entrega da nova quadra foi motivo de grande alegria para os moradores e a comunidade escolar. “Quero externar o nosso agradecimento por essa realização que há muito tempo era esperada. Essa quadra já vai fazer 20 anos de construída, e até então, nós nunca tivemos uma reforma como essa. Então eu quero realmente agradecer ao prefeito pela realização desse sonho”, disse o morador Fernando Cardoso.

O aluno Phelipe Santos, do 9° ano, estava entusiasmado com o novo equipamento. “Agradecemos ao nosso prefeito, que fez essa obra. Eu e todos os alunos estamos empolgados que agora temos esse espaço ótimo para jogarmos nossa bola. Só alegria”.

Para o professor de Educação Física, Ronald Santiago, “agora é com os alunos e com a comunidade o cuidado com essa quadra linda que estamos recebendo. Vamos até antecipar o interclasse para agosto para fazer a alegria da criançada”.

“Nossas crianças estão muito felizes. Então, se eles estão felizes, eu também estou. Nossos professores também estão agradecidos pela oportunidade de termos novamente as nossas aulas de educação física nesse espaço novo que ficou maravilhoso. E só temos que agradecer ao prefeito Eduardo Braide que nos ajudou”, estendeu os agradecimentos a diretora da U.E.B., Jane Diniz.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais Octavio Soares (Semad), Simão Cirineu (Seplan); os vereadores Daniel Oliveira (PSD), líder do Governo na Câmara, e Karla Sarney (PSD); a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; além de lideranças políticas e comunitárias.