Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide entrega quadra poliesportiva da U.E.B. Padre Antônio Vieira, no Jardim São Cristóvão, completamente renovada

08/03/2024 15h18 - Atualizada em 20/03/2024 10h25

Sob uma recepção calorosa dos alunos e membros da comunidade escolar, o prefeito Eduardo Braide inaugurou, na quinta-feira (7), a nova quadra poliesportiva da Unidade Básica de Educação (U.E.B.) Antônio Vieira, localizada no Jardim São Cristóvão.

O novo espaço esportivo servirá não apenas para os mais de mil alunos da instituição, mas também para a população que poderá desfrutar do local para diversos eventos sociais. As obras foram realizadas pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

"Uma felicidade imensa entregar mais uma quadra poliesportiva, resultado de um trabalho realizado por toda a equipe da Prefeitura de São Luís. Esta é mais uma etapa das reformas das quadras nas escolas municipais, fruto do nosso compromisso com a melhoria da educação e do bem-estar dos nossos alunos e de toda comunidade escolar. O trabalho não para. Continuaremos com essa mesma iniciativa em diversas quadras da cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide, anunciando também a entrega de novo fardamento e kits escolares aos alunos nas próximas semanas.

Depois da cerimônia de corte da fita inaugural e dos discursos das autoridades, o prefeito Eduardo Braide fez o passe da bola para as alunas do oitavo ano, que iniciaram uma partida de queimado, marcando assim a inauguração oficial do equipamento.

A U.E.B. Padre Antônio Vieira é uma instituição que abriga 15 salas de aula regulares e funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo mais de mil estudantes do Ensino Fundamental, englobando desde os anos iniciais (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), além de oferecer Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A reforma da quadra esportiva era uma demanda antiga da comunidade escolar, considerando que a última intervenção no espaço ocorreu há mais de duas décadas.

Além da inauguração da nova quadra poliesportiva, a Prefeitura de São Luís realizou outras ações nas instalações da unidade de ensino, melhorando sua infraestrutura e equipando todas as salas de aula com ar-condicionado. A iniciativa resultou em um ambiente mais confortável, beneficiando o aprendizado dos alunos e a qualidade do trabalho dos profissionais da escola.

“Esta obra é mais uma prova do compromisso do prefeito Eduardo Braide com a educação na nossa cidade, seguindo um padrão de qualidade que já foi evidenciado em todas as obras que já entregamos. Agora esses alunos terão dignidade no ambiente escolar com a prática de esportes e a promoção da convivência, graças a esse espaço que nós executamos com todo carinho", comentou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Melhorias

Com um investimento de R$ 815.101,49 e concluído em quatro meses, o equipamento esportivo passou por uma série de melhorias. Entre elas, destacam-se a concretagem e o polimento do novo piso da quadra, a aplicação de uma pintura lúdica no piso, a implantação de áreas de jardins, a recuperação das arquibancadas, a instalação de uma nova cobertura e fechamento lateral com estrutura metálica e telha galvanizada, iluminação de LED,  a renovação da cobertura do vestiário, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, adaptações para garantir acessibilidade, aplicação de revestimentos cerâmicos, paisagismo.

A estudante Maria Clara Leão, do 6º ano, marcou presença na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço que deu início às obras e também na inauguração. A aluna expressou sua alegria ao ver a nova quadra do jeito que sempre sonhou.

"Estou muito feliz com esta reforma. Para nós, alunos, é uma alegria grande, pois agora temos um espaço mais seguro e muito bonito, do jeito que sonhamos", afirmou.

Para o professor de Educação Física, Sérgio Costa, é um alívio ver a quadra revitalizada, pondo fim às condições precárias do antigo espaço.

"Sou professor desde 2007 e nunca tive a oportunidade de trabalhar em uma quadra tão nova e bonita como esta. Desde que cheguei aqui, sonhávamos com uma estrutura melhor. Com o tempo, tudo foi se deteriorando, com cercas enferrujadas e problemas sérios, como infestação de pombos. Quando chovia, entrava muita água e nós usávamos rodos para limpá-la. A espera pela reforma da quadra foi angustiante, mas agora, finalmente, temos um espaço humanizado", compartilhou o professor.

Durante a cerimônia de entrega, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, expressou sua satisfação em relação ao momento para a comunidade.

"Esta é uma das obras que venho pleiteando ao prefeito Braide, e hoje testemunhamos sua realização. Esta quadra não é apenas um espaço físico, mas também uma extensão de diversão, alegria e prática esportiva, além de ser um local para manifestações culturais de toda a população do São Cristóvão. Portanto, este é um dia para celebrarmos", enfatizou o parlamentar.

Também estavam presentes no evento, a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; o suplente de vereador Manoel Filho; além da comunidade escolar e alunos.