Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura retoma aulas presenciais do projeto “São Luís Saudável”

05/05/2021 14h19 - Atualizada em 07/05/2021 12h43
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), retomou, no início da semana, as aulas presenciais do projeto ‘São Luís Saudável’, que promove diversas atividades físicas para cerca de 700 idosos da capital maranhense. A retomada das aulas presenciais acontecem seguindo as medidas de prevenção à Covid-19, como a participação de apenas 50% da turma, com prioridade às pessoas que já foram imunizadas contra a doença. 

"O projeto São Luís Saudável leva saúde e bem-estar aos idosos da capital e com o Plano Municipal de Imunização, que vem sendo conduzido pelo prefeito Eduardo Braide de forma responsável e organizada, podemos retomar as atividades com segurança", assegurou o titular da Semdel, Ricardo Diniz.

A ação começou pelo polo Parque dos Sabiás, na Forquilha, que foi completamente higienizado para receber os idosos de forma presencial. Os demais participantes podem acompanhar a programação de forma remota, com aulas disponibilizadas em todos os canais da Semdel nas plataformas digitais, que vem oferecendo as aulas virtuais desde o mês de março deste ano. 

Antônia Guimarães Cunha, de 70 anos, comemorou a volta das aulas presenciais.

"Só temos a agradecer a volta das nossas atividades, pois traz mais saúde, alegria e descontração para todos nós, principalmente nesse momento em que perdemos familiares e amigos para a Covid-19", comentou.

Atividades 

A programação leva em consideração a faixa etária dos participantes e suas potencialidades, sendo específicas para cada grupo e seus professores. Entre as aulas ofertadas, estão dança, alongamento, ginástica localizada, funcional, zumba e aeróbica. 

No próximo dia 11 de maio será a vez da retomada das aulas presenciais no polo Cohab, na quadra do Sabará. O espaço já passou por uma sanitização para garantir a segurança dos idosos que participam do projeto. 

De acordo com o secretário da Semdel, a ideia é retomar as atividades em quatro dos cinco polos envolvidos no programa. "Vamos reabrir os polos do Parque do Bom Menino e do Bequimão. Apenas o do Bairro de Fátima não será retomado agora, a pedido da Associação de Moradores, que está desenvolvendo outras ações no local", explicou Diniz.