Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide inicia reforma do Centro de Saúde Jailson Alves Viana, na Cidade Olímpica

Por Redação Agência (SECOM)

Foram iniciadas, nesta quarta-feira (8), as obras de reforma completa do Centro de Saúde Jailson Alves Viana, na Cidade Olímpica, Zona Rural de São Luís. A Ordem de Serviço para as intervenções foi assinada pelo prefeito Eduardo Braide e as obras ficarão a cargo das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Não se trata apenas de uma simples reforma, vamos entregar o Centro de Saúde Jailson Viana completamente novo. Só manteremos o nome e o endereço. Além disso, teremos mais um consultório odontológico, novas especialidades e novos exames. A Cidade Olímpica vive uma nova história e, desde o início da gestão, temos direcionado nossa atenção especial a esta comunidade", declarou o prefeito Eduardo Braide à população e às equipes de saúde presentes na solenidade. Ele lembrou das obras de asfaltamento, drenagem profunda, instalação de iluminação de LED em todo o bairro, além das obras na educação já concluídas e as demais em andamento.

A unidade, que atende mensalmente mais de 8 mil pessoas, não recebeu reformas desde sua inauguração em 2002. A obra será abrangente e incluirá todos os setores, aumentando a capacidade de atendimento e garantindo maior assistência à saúde da região. O investimento, proveniente do Tesouro Municipal, totalizará R$ 1.140.301,64, com um prazo de entrega de 120 dias.

Reestruturação

As melhorias incluem a revisão do teto, renovação de piso, paredes e forro, instalação de novos sistemas elétricos e hidrossanitários, adaptação dos espaços conforme as normas de acessibilidade, climatização de todos os setores, entre outras melhorias. Além disso, a unidade será beneficiada com a inclusão de novas especialidades médicas e a oferta de novos exames.

A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, ressaltou que a reforma do Centro de Saúde Jailson Alves Viana ocorrerá paralelamente às obras do Centro de Saúde Expedito Alves de Melo, localizado no Residencial Alexandra Tavares, também na região da Cidade Olímpica, cujas obras começaram há uma semana.

Para Mitri, a inauguração das duas unidades trará grandes benefícios para a Cidade Olímpica.

"Tenho certeza de que com a inauguração e reforma completa dessas duas unidades, conseguiremos ampliar significativamente a cobertura de assistência aqui na Cidade Olímpica. Além disso, teremos a expansão das especialidades. Na Jailson Viana, contaremos com uma equipe multiprofissional composta por nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas e também teremos o Centro de Marcação de Consultas (Cemarc) atuando aqui. Isso certamente elevará ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos nesta unidade e em toda a região", complementou a titular da Semus.

Durante o período de reforma do Centro de Saúde Jailson Alves Viana, os atendimentos serão realocados para a Paróquia da Santíssima Trindade, que está provendo o acolhimento necessário.

O Padre Carlimar Gonçalves expressou sua gratidão pelo início das intervenções. “É sempre uma alegria acolher no nosso bairro iniciativas que melhoram a vida do nosso povo. Deus abençoa tudo aquilo que vem de encontro às melhorias da vida dessa população, que já trabalha tanto, que sofre tanto, então qualquer gesto, qualquer mão estendida é motivo de gratidão. Que Deus abençoe esta iniciativa”, disse o pároco.

Profissionais e moradores compartilharam a alegria e as expectativas após o início das obras. "Primeiro, eu quero dizer que estou muito feliz de estar aqui hoje. Falar dessa reforma é uma coisa maravilhosa para nós aqui da Cidade Olímpica. Um sonho que hoje começa a virar realidade”, declarou a moradora Maria Rocha.

“É muito bom ver a comunidade em que a gente trabalha sendo vista, sendo lembrada. Porque aqui realmente a gente precisava de uma reforma e é um sentimento de gratidão ao prefeito, a todos os envolvidos; e a minha gratidão aos profissionais de saúde desta unidade porque, em meio às circunstâncias que vivíamos, o melhor trabalho no atendimento, no acolhimento dos nossos pacientes sempre foi feito. É só gratidão”, destacou a diretora da unidade, Andressa Barbosa.

"Hoje, para honra e glória de Deus, a reforma do nosso Posto de Saúde começou, e eu e todos os meus colegas estamos felizes demais'", acrescentou dona Norma Almeida, agente comunitária de saúde com 20 anos de profissão.

Também compareceram à solenidade, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT); o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; além de lideranças políticas e comunitárias.