Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeito Eduardo Braide entrega obra do programa Trânsito Livre, no Cohafuma

17/02/2024 18h00 - Atualizada em 22/02/2024 08h53
Secom

Sob a gestão do prefeito Eduardo Braide, o bairro Cohafuma e seus arredores passaram por uma grande transformação, com a implementação bem-sucedida do programa "Trânsito Livre", que resolveu os grandes congestionamentos da região. Após 150 dias de serviços, a obra, liderada pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), e as secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Meio Ambiente (Semmam) e Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), foi oficialmente inaugurada neste sábado (17), pelo prefeito Eduardo Braide.

Na inauguração, ao lado do secretariado, parlamentares e lideranças, o prefeito Eduardo Braide expressou sua gratidão às equipes responsáveis e ressaltou a amplitude do programa, que vai além da mobilidade, transformando o espaço de diversas maneiras. Em seguida, anunciou que as próximas intervenções a serem entregues são as rotatórias da Cohab, da PM e do retorno da UEMA, que também estão recebendo ações do programa Trânsito Livre.

“Para mim, é motivo de felicidade entregar mais uma obra do programa Trânsito Livre. Um programa que é fruto do árduo trabalho de uma equipe grande e competente, a quem sou muito grato. Ele vai muito além da mobilidade; como todos podem observar, transformamos completamente o espaço aqui no Cohafuma, em todos os sentidos, e é dessa forma que a gente melhora a vida das pessoas no dia a dia. As próximas inaugurações do programa serão nas rotatórias da Cohab, Polícia Militar, no Calhau, e da UEMA”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Para o secretário de Obras, David Col Debella, “as intervenções realizadas no Cohafuma são fruto de um trabalho dedicado e comprometido do prefeito Eduardo e de toda nossa equipe e estamos empenhados em continuar contribuindo para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos de São Luís".

"O programa Trânsito Livre tem sido um importante aliado na melhoria da mobilidade urbana, ajudando diretamente a melhorar a qualidade e a fluidez do transporte público e privado na nossa cidade. E sob o direcionamento e comando do prefeito Eduardo Braide, reiteramos nosso compromisso em continuar buscando soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana na nossa capital”, pontuou o secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Diego Rodrigues.

Modificações implementadas

Foram investidos mais de R$ 2 milhões, com recursos da Prefeitura de São Luís, para realizar intervenções destinadas a melhorar a fluidez do tráfego. As obras incluíram a modificação da geometria viária e beneficiaram a Avenida da Universidade e a Avenida Jerônimo de AlAlbuquerque.

A obra abrangeu uma reconfiguração viária na extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque, desde o Residencial Novo Tempo II até o Posto Moraes Center, passando pelo bairro Cohafuma. Essas intervenções incluíram a criação de novas faixas de tráfego e a instalação de medidas adicionais de sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Foram removidos dois conjuntos semafóricos localizados no acesso ao bairro Alto do Calhau, ao longo da Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, e em frente à Ceasa. Além disso, a via de acesso em frente à Assembleia Legislativa foi expandida com a inclusão de mais duas faixas, totalizando agora quatro faixas disponíveis.

Também foram realizadas modificações no conjunto semafórico em frente ao Residencial Novo Tempo II, incluindo a abertura do canteiro central, a reformulação do semáforo, nova iluminação em LED, e adequação da faixa de tráfego, todas devidamente sinalizadas para garantir a segurança dos motoristas.

Outra intervenção significativa ocorreu no cruzamento da saída do bairro Cohafuma, onde foram feitas alterações semafóricas e geométricas para implantar uma nova faixa de tráfego. Com essas mudanças, a extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque, anteriormente composta por duas faixas de tráfego e afunilamentos de vias, agora conta com três faixas de tráfego para cada sentido.

Adicionalmente, o recapeamento foi feito na Avenida das Comunicações e nas Ruas da Medicina, Farmácia, Serviço Social, Direito, Filosofia, Odontologia, Física e Rua das Letras.

Por meio do programa Colorindo São Luís, a paisagem urbana ganhou uma nova vida, com o muro de contenção em frente à loja Potiguar sendo transformado em uma obra de arte. Inspirados por essa iniciativa, também foi iniciado o embelezamento do trecho no canteiro central da Avenida da Universidade. Esta ação não só torna os espaços mais agradáveis esteticamente, mas também promove a sensação de pertencimento na comunidade, incentivando a conservação e valorização do ambiente urbano.

Além disso, a arborização desempenhou um papel fundamental na obra, adicionando ainda mais beleza visual ao ambiente. As árvores removidas de determinadas áreas foram replantadas, garantindo a preservação do verde na paisagem. O projeto foi complementado com a inclusão de gramados e plantas ornamentais nos taludes e canteiros ao longo da intervenção.

Manoel Medeiros, engenheiro agrônomo, aposentado, de 75 anos, morador do Cohafuma desde 1978, elogiou a obra. “A Prefeitura está de parabéns, esta obra ficou sensacional, com fluidez agora no trânsito, sem falar na beleza desse novo paisagismo. Ficou realmente muito bom. Agradeço em nome de todos os moradores aqui do bairro”, pontuou o aposentado.

“De fato é trânsito livre, porque eu vi uma diferença grande na fluidez dos carros e no tempo de deslocamento. Essa parte de jardinagem aqui na frente também ficou muito bonita. Melhorou consideravelmente. Todos estão de parabéns”, declarou Francisco Aires, aposentado de 77 anos, que mora na região do Cohafuma há mais de 10 anos.

Presente na solenidade, a vereadora Karla Sarney (PSD) elogiou a iniciativa. “Esse fluxo aqui do Cohafuma mudou totalmente, o trânsito melhorou no período que era muito congestionado e nós só temos que agradecer. A população está satisfeita, querendo mais obras como essa”, disse a parlamentar.

A solenidade contou também com as presenças da vice-prefeita, Esmênia Miranda; dos secretários municipais Érica Garreto (Semurh); Maurício Itapary (Secult e Subprefeitura do Centro); Simão Sirineu (Seplan); Verônica P. Pires (Semispe); Sérgio Motta, controlador-geral do Município; Manuella Oliveira (presidente do IPAM); Leilane Alves, secretária adjunta da Semosp; o superintendente de Trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca; o suplente de vereador Manoel Filho; a coordenadora da área do Distrito Vila Esperança e Tirirical, enfermeira Fátima Sales; além de equipes da Semosp e líderes comunitários.