Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeitura de São Luís credencia cerca de 350 vendedores ambulantes para comemorações do aniversário de São Luís

01/09/2023 18h59 - Atualizada em 06/09/2023 15h59

Mais que celebrar o aniversário da cidade, a programação dos 411 anos de São Luís é oportunidade de renda extra para empreendedores da capital. Com alta procura de vendedores ambulantes, a Blitz Urbana realizou, durante os dias 28 e 29 de agosto, cerca de 350 credenciamentos exclusivos para atuação do comércio informal durante os dias de festa que serão promovidos pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão.

Para a microempreendedora Renata Silva, a programação se tornou a oportunidade de estreia do novo negócio. Isso porque vai ser a abertura do Sabor Rosa Beiju Recheado, um carrinho de tapioca idealizado pela comerciante como meio de renda extra.

“Eu já tinha o carrinho há um ano, mas não havia tido oportunidade de iniciar o negócio. Vi, no evento, uma chance de estrear e fazer uma renda extra, além disso, já colocar o meu empreendimento na rua e divulgar a minha marca, até porque é um evento grande, com atrações nacionais boas que vai atrair um grande público”, contou.

Com a rotina de eventos na cidade, muitos micro e pequenos empreendedores já se programam para as vendas durante as festas, como é o caso da artesã Tayene Carvalho, que esteve no ‘Arraial da Prefs’ e também se credenciou para a venda de camisas e ecobags temáticas durante a programação do aniversário de São Luís. Para o período, a empreendedora irá apostar em itens que homenageiam a capital.

“Trabalho com camisetas e ecobags que são inspiradas no nosso Maranhão. Para o aniversário da cidade, acredito que vai sair muito a camiseta estampada com a Praça dos Pescadores e o nome São Luís. As expectativas estão ótimas, acredito que o evento será um sucesso em todos os âmbitos, para o público em geral, para o empreendedorismo. Será muito bom, com certeza”, enfatizou.

Credenciamento

Os comerciantes foram credenciados para vendas em diversos segmentos durante a programação de aniversário da cidade, que irá acontecer, a partir de sábado (2) na Praça Maria Aragão, no Centro. De acordo com o diretor da Blitz Urbana, órgão municipal responsável pelo ordenamento do comércio informal, este tem sido um mecanismo eficiente para garantir que os vendedores atuem de forma organizada.

“Em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de São Luís temos tido este cuidado, tanto para credenciar os vendedores quanto para delimitar os espaços de atuação. É uma forma de garantir diversão, segurança e, claro, oportunidade de trabalho para os empreendedores da nossa cidade”, explicou Victor Cunha.

Ainda de acordo com o diretor da Blitz Urbana, a alta procura para o credenciamento é uma comprovação de que a iniciativa tem sido bem avaliada pelos comerciantes.

“Foram quase 350 credenciamentos emitidos em dois dias, exclusivamente para os eventos de comemoração aos 411 anos de São Luís. Temos percebido que, cada vez mais, os vendedores têm esse cuidado de buscarem a Blitz e registrarem seus negócios. Ganha o empreendedorismo da cidade e ganha a população, que tem melhores serviços prestados nos momentos de lazer”, afirmou.