Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide entrega à comunidade do bairro Anil nova quadra poliesportiva da U.I Padre Antônio Vieira

14/11/2023 18h35 - Atualizada em 23/11/2023 18h30

A comunidade do Anil celebrou, nesta terça-feira (14), a entrega da nova quadra poliesportiva da Unidade Integrada (U.I) Padre Antônio Vieira, cujas obras foram feitas pela Prefeitura de São Luís. A inauguração, que contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, materializa um sonho da comunidade escolar e da população, encerrando uma espera que se estendeu por mais de quatro anos, período em que a quadra estava desativada.

“Temos levado à nossa rede municipal de ensino muitas obras, entre as quais, as quadras poliesportivas totalmente reformadas. Estes espaços são também locais nos quais nossos alunos aprendem sobre coletividade, cidadania, lazer e diversão. Nestas obras, nossa gestão tem cuidado de todos os detalhes, garantindo qualidade para todos os que utilizarão estes equipamentos”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A reforma da quadra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e vai beneficiar mais de 170 estudantes do Ensino Fundamental, além da comunidade local.

"A reforma dessa quadra é um marco significativo para esta comunidade. Ela não beneficiará apenas os estudantes, mas também aos moradores do bairro, que também usufruem desse espaço para diversas atividades esportivas e sociais. A quadra está linda, com muita qualidade, sendo mais um exemplo do compromisso do prefeito Eduardo Braide com a educação e com o esporte na nossa cidade”, observou o titular da Semosp, David Col Debella.

Para a secretária de Educação (Semed), Caroline Marques Salgado, “a palavra do dia é transformação. A escola é feita de gente, gente que trabalha, e estamos aqui trabalhando para servir também aos que trabalham nas escolas, os nossos professores e nossos estudantes, que se dedicam diariamente. Quero dizer a vocês que cuidem deste espaço, que é um espaço de prática esportiva, mas também de convívio. Seguiremos trabalhando para continuar realizando o sonho de uma educação cada dia melhor para São Luís”, destacou a secretária.

Serviços

A quadra da U.I. Padre Antônio Vieira passou por uma melhoria completa na sua infraestrutura, como a instalação de uma cobertura metálica nova, muretas em alvenaria, alambrado em aço galvanizado, telas revestidas de PVC e novo piso de concreto armado com telas duplas na quadra, além de pintura epóxi.

A estrutura de concreto da quadra foi totalmente pintada, assim como o entorno. Houve também a implementação de uma nova contenção em alvenaria estrutural no perímetro do equipamento esportivo, bem como um moderno sistema de drenagem pluvial superficial ao redor da quadra e a instalação de novas calhas em chapas galvanizadas na cobertura.

As melhorias se estenderam às instalações elétricas, com a inclusão de novos refletores, um novo kit de traves, tabelas para basquete e novas hastes para vôlei. Além disso, foi realizada a revitalização das canaletas de águas pluviais e das tampas de concreto para essas canaletas, se estendendo também na pintura do alambrado para proporcionar um ambiente completamente renovado.

Após o desenlace da fita de inauguração e a fala das autoridades, o prefeito Eduardo Braide fez o passe inicial da primeira partida de futebol com os alunos da unidade. Marcos Paulo, de 11 anos, aluno do 5º ano, era um dos atletas. O pequeno estava empolgado com o novo equipamento.

"Não imaginei que a nossa quadra ia ficar tão legal. Já quero jogar mais vezes. Obrigado, prefeito Braide, por nos dar essa quadra nova”, agradeceu Marcos.

Maria Vitória, do 4º ano, também agradeceu ao prefeito Eduardo Braide, lendo o poema “A Escola é”, em nome de todos os seus colegas da turma “A” e de todos os alunos da escola.

“Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ´amarrar nela´. Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”, declamou a estudante.

Presente no evento, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), elogiou a entrega e o trabalho da gestão municipal.

"Hoje nós temos uma cidade povoada de obras, de reformas e de ampliações, e o entusiasmo das pessoas de São Luís com a gestão do prefeito Eduardo Braide é forte e viva”, comentou o parlamentar.

A cerimônia de entrega da quadra contou com as presenças da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais Romário Barros (Semdel), Liviomar Macatrão (Semapa); o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; o suplente de vereador Manoel Filho; lideranças comunitárias, pais, mães e a comunidade escolar.