Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide inicia reforma da quadra poliesportiva da Unidade Integrada Pe. Newton Pereira, no Cohatrac

13/11/2023 16h27 - Atualizada em 22/11/2023 18h52

As obras de reforma da quadra poliesportiva da Unidade Integrada (U.I) Pe. Newton Pereira, no Cohatrac, foram iniciadas nesta segunda-feira (13), após o prefeito Eduardo Braide assinar a Ordem de Serviço. O equipamento esportivo, que ficou inativo por vários anos devido à sua infraestrutura comprometida, passará por intervenções realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

"Esta é a 25ª quadra que estamos revitalizando nas escolas de São Luís. Nós já entregamos 16 quadras novas e outras nove estão em reforma para serem entregues em breve. As obras começam agora e só param quando a quadra estiver pronta, totalmente renovada”, destacou o prefeito Eduardo Braide, sob aplausos calorosos dos alunos e de toda comunidade escolar.

A Unidade Integrada Pe. Newton Pereira atende a mais de 500 alunos, do 5º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino. Desde 2010, a quadra poliesportiva não passava por reformas. Em 2016, parte do teto da quadra desabou, resultando na sua interdição. Atualmente, as atividades de educação física, recreação e lazer dos alunos ocorrem no pátio da escola.

Para o secretário de Desportos e Lazer (Semdel), Romário Barros, “essa é mais uma oportunidade que a gestão do prefeito Eduardo Braide traz para dar dignidade e qualidade aos alunos da rede municipal. A Pe. Newton Pereira vai viver dias muito melhores a partir de hoje”.

"É uma grande alegria constatar que as escolas nas quais entregamos quadras totalmente reformadas agora irradiam mais vida e oferecem momentos de celebração comunitária. A reforma desta quadra representa a oferta de oportunidades que incluem o progresso contínuo dos nossos estudantes. É muito bom ouvir também os depoimentos dos nossos professores e de toda comunidade escolar, que reconhecem todo um trabalho que é feito por uma gestão que realmente prioriza a educação; e é isso que nós estamos fazendo, tratando a educação como prioridade”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Melhorias

O equipamento passará por uma série de intervenções que resultarão em uma transformação completa do espaço. Estão incluídos os serviços de recuperação da cobertura com estrutura metálica e telha galvanizada, novas instalações elétricas, instalação de traves novas com rede e alambrado, adaptações de acessibilidade, além de serviços como revestimento de piso e pintura, entre outros.

"Sonhamos com muitas melhorias para a cidade e isso é algo que o prefeito Eduardo Braide faz com grande eficiência e habilidade, tornando realidade as melhorias em toda São Luís. O prefeito tem gerenciado os recursos com responsabilidade para garantir a entrega de equipamentos e ações com qualidade. Vamos assegurar que essa quadra seja entregue mantendo o padrão de excelência já reconhecido por essa gestão", garantiu o secretário da Semosp, David Col Debella.

Expectativa da comunidade escolar

Glória Camile Martins, do 8º ano, compartilhou a alegria de saber que o espaço será totalmente recuperado. ,

"Estamos muito felizes porque nós fazíamos as atividades no pátio da escola, mas agora vamos ter um espaço adequado para isso", disse a pequena.

"Muito feliz, agradeço à Prefeitura pela reforma. Agora, a gente vai poder fazer as atividades físicas que não ocorriam na quadra há muito tempo", declarou a aluna Lara Santos, também do 8º ano.

A diretora da unidade, Josimeire Carneiro, também celebrou a reforma do espaço. "Hoje, finalmente, recebemos a notícia de que a reforma será realizada. Uma alegria para todos os professores e alunos, que agora terão um lugar para as atividades físicas que almejávamos desde 2016".

Emocionada, a professora Ana Cláudia Durans, representando todos os professores daquela unidade escolar, disse que a reforma da quadra “não é uma ação meramente midiática do prefeito Eduardo Braide. É uma ação de preocupação com a educação, princípio de quem deseja uma sociedade melhor”, contou.

Presente na solenidade de início das obras, a vereadora Silvana Noely (Mais Brasil) agradeceu a solicitação atendida pelo prefeito Eduardo Braide.

"Esse é mais um momento importante atendendo aos anseios de todos esses estudantes que esperam há anos por essa melhoria. Não basta ter uma sala de aula, a gente precisa ter dentro da escola um equipamento para o esporte e o lazer, e hoje recebemos essa grande notícia", frisou a parlamentar.

Também estavam presentes no evento, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais Igor Almeida (Secom) e Diego Rodrigues (SMTT); o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; os suplentes de vereadores Julinho da Vila Palmeira e Manoel Filho; lideranças comunitárias e a comunidade escolar.