Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura abre programação na passarela com desfiles de blocos tradicionais e escolas de samba do Carnaval de São Luís 2024

24/02/2024 17h29 - Atualizada em 26/02/2024 15h06

A Prefeitura de São Luís abriu com chave de ouro a programação da Passarela do Samba Chico Coimbra, na noite desta sexta-feira (23), com o desfile de sete blocos tradicionais e cinco escolas de samba.

A grande festa no Anel Viário, que contou com a presença maciça do público, terá continuidade neste sábado (24), a partir das 16h30, quando desfilarão oito blocos tradicionais e cinco escolas de samba. Os ingressos podem ser retirados no local, a partir das 16h.

A abertura dos desfiles da Passarela contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.

“Hoje, damos início aos desfiles dos blocos tradicionais e escolas de samba com muita alegria e uma grande adesão do público, que veio prestigiar as nossas agremiações; e a festa apenas começou, pois continuamos neste sábado (24) e domingo (25), sempre com muito entusiasmo e alegria”, disse o prefeito Eduardo Braide, que prestigiou a passagem das escolas pela passarela.

O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ressaltou que a Prefeitura abriu o Carnaval de passarela recebendo os blocos tradicionais com muito orgulho, uma vez que eles passam o ano inteiro se preparando para esse momento e merecem essa festa.

“Além deles, recebemos as escolas de samba, que também se preparam para fazer uma grande apresentação, coroando a nossa programação de folia, que começou na Cidade do Carnaval, com muito sucesso, e tem continuidade até domingo aqui na passarela do samba”, disse Maurício Itapary.

A programação começou cedo, por volta das 16h, com a apresentação do grupo Amigos do Samba, que fez o esquenta para a passagem dos blocos tradicionais e das escolas. Abrindo os desfiles, o bloco Os Gigantes deu as boas-vindas ao público e entrou com o pé direito na avenida. Em seguida, foi a vez do Magnatas Show, fundado no Bairro de Fátima, que este ano fez uma homenagem ao comunicador Chacrinha.

O terceiro bloco a desfilar na passarela do samba foi Show Feras, fundado recentemente. Com 100 componentes, o bloco levou para a avenida as cores azul e branco, em reverência à Iemanjá.

Quem deu sequência às apresentações foi Os Diplomáticos, seguido por Os Apaixonados, Vinagreira Show e Alegria do Ritmo.

“Eu acho lindo os blocos tradicionais. É algo que a gente só vê aqui em São Luís, uma tradição nossa, que não pode morrer. Considero muito importante a Prefeitura de São Luís, mais uma vez, abrir este espaço aqui para que os grupos se apresentem”, disse a professora Maristela Silva.

Assistindo de camarote, Ana Amélia Batista elogiou o evento. “Que bom que tudo deu certo, apesar do adiamento dos desfiles. O importante é que estamos aqui honrando a tradição dos blocos, um ritmo que só existe no Maranhão, e também das escolas de samba”, disse ela, que é ex-baliza de bloco tradicional.

Escolas de samba

Por volta das 22h, o público que lotava as arquibancadas e camarotes começou a aplaudir as escolas de samba.

A primeira foi a Turma do Quinto, fundada na Madre Deus, sendo a terceira mais antiga do Maranhão. A agremiação sacudiu o público presente com o samba-enredo em homenagem ao cantor e compositor Josias Sobrinho, que desfilou no penúltimo carro-alegórico.

Uma das alas trazia vários artistas e personalidades da cultura maranhense.

“Que linda festa para esse grande artista maranhense, que merece todas essas honras carnavalescas. É uma alegria muito grande desfilar para ele”, disse o produtor cultural, compositor e poeta José Pereira Godão.

Após a Turma do Quinto, entrou a Unidos de Fátima, fundada no Bairro de Fátima, que levou o enredo “A celebração da cultura negra no quilombo de Fátima - Viva Antônio de Paulo - mestre da artesania”. A Turma de mangueira foi a terceira a cruzar a Passarela do Samba Chico Coimbra, com o enredo “Entrelaçando o destino: as mãos que moldam a vida e tecem emoções”, convidando o público a refletir sobre como as mãos são ferramentas poderosas para forjar o caminho e impactar o mundo ao redor. O casal de mestre sala e porta bandeira, Jadson Martins e Auricèlia Coqueiro deram um show à parte.

A penúltima agremiação da noite de abertura foi a Marambaia, fundada no Bairro de Fátima, que abordou o tema “Fé e Devoção. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge Guerreiro”. A comissão de frente agradou a plateia e recebeu aplausos.

A Flor do Samba encerrou a primeira noite de festa, com o samba-enredo “Maranhão à Mesa: Heranças de Sabores”. No ano passado, a escola originária do bairro Desterro dividiu o título de campeã com a Favela do Samba. A passagem da escola contagiou a plateia pela batida forte da bateria e cadência do samba-enredo. Quem desfilava, mostrou entusiamo. “Viemos para ganhar e não poupamos energia e nem entusiasmo. Viva a Flor e salve o Desterro”, contou Gregório Ribeiro, que desfilou em uma das alas

A festa na Passarela do Samba Chico Coimbra segue neste sábado (24). Veja a programação.

16h30 - Samba de Reis

18h – Blocos Tradicionais do Grupo B