Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís e parceiros certificam segunda turma de profissionais especializados em conservação do patrimônio histórico

15/09/2023 15h55 - Atualizada em 22/09/2023 17h15

Os mais de 40 alunos que compuseram a segunda edição do programa Canteiro Escola, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com entidades e empresas privadas, receberam o certificado de conclusão do curso na quinta-feira (14), no Teatro da Cidade. Na ocasião, também foi entregue a fachada do Palácio Arquiepiscopal, que foi requalificada pelos formandos.

Com o objetivo de capacitar mão de obra para a construção civil, o programa Canteiro Escola busca a conservação de bens culturais protegido por lei. Juntando as duas edições, a iniciativa já formou mais de 70 profissionais especializados em patrimônio histórico, sendo destes, 11 venezuelanos que integraram a última turma.

“Proporcionar oportunidades para o aprendizado e a profissionalização tem sido um dos enfoques da nossa gestão e temos conseguido graças aos nossos parceiros que caminham conosco. Esta turma que se forma está apta para atuar na conservação de bens do nosso patrimônio histórico que exija as técnicas que foram aprendidas por eles ao longo dos cursos que fizeram, abrindo novas possibilidades de emprego e geração de renda”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Os formandos desta edição do programa são provenientes dos cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias. As aulas tiveram duração de sete meses, com carga-horária de 640 horas e atendeu 43 alunos, que receberam bolsa-auxílio de R$ 300,00, além de alimentação, vale-transporte e fardamento. O certificado de conclusão foi emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão (Senai-MA).

“O programa Canteiro Escola é uma iniciativa inédita da Prefeitura, que envolve parceiros da iniciativa privada e terceiro setor. Este programa vem atraindo a atenção de gestores de outros estados, pois alia a formação de pessoas à preservação do patrimônio para inserção no mercado de trabalho”, destacou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Além dos alunos brasileiros, o grupo de formandos reúne ainda 11 venezuelanos da etnia warao, inseridos no programa Canteiro Escola a partir de parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), por meio do projeto Justiça Restaurativa, como meio efetivo de inserção social, econômica e cultural de refugiados.

O venezuelano Hecktor Ramones, um dos formandos, fazia artesanato antes de ingressar no programa. "Para mim o programa foi uma oportunidade e uma experiência muito enriquecedora. Antes eu fazia arte e não tinha nenhuma experiência com construção, agora, com o curso, espero alcançar novas oportunidades de trabalho", disse.

A também formanda Geliane Lopes destacou o aprendizado durante o programa. "Não tinha nenhuma experiência nesta área e na formação coloquei mesmo a mão na massa e aprendi muito. Para mim é uma oportunidade que abre portas e espero atuar neste campo que gostei muito".

Estiveram presentes à solenidade de colação de grau a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o secretário  Liviomar Macatrão (Semapa); subprefeito do Centro, Mauricio Itapary; o deputado estadual Fernando Braide (PSD); o presidente da Fiema, Edilson Baldez; o diretor geral do Senai, Raimundo Arruda; o presidente da Fecomércio, Maurício Feijó; presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo; a representante do Sinduscon, Ana Paula Jorge; o arcebispo da Arquidiocese de São Luís, Dom Gilberto Pastana; além de representantes das empresas e entidades parceiras do programa.

Palácio Arquiepiscopal

Nesta segunda edição, o programa recuperou o Palácio Arquiepiscopal. Estre os serviços realizados no edifício histórico estão novo reboco das fachadas, pintura externa, esquadrias em madeira, gradis e guarda-corpos.

"Para nós, a restauração do Palácio Arquiepiscopal é uma alegria e gratidão. O programa Canteiro Escola favorece a formação e a inclusão no mundo do trabalho e isto dignifica. O que vemos é também um programa que cuida não apenas do patrimônio, mas da cultura, especialmente, a espiritual, que forma o ser humano. Esta obra, para a cidade de São Luís, significa trabalho, dedicação, mas, sobretudo, esperança", observou o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.

O Palácio fica ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória e compõe o conjunto arquitetônico do núcleo da fundação da capital maranhense. Construído no século XVII pelos jesuítas para sediar o Colégio e Igreja de Nossa Senhora da Luz, o Palácio é um dos mais simbólicos monumentos do Centro Histórico de São Luís, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Desde 2014, o segundo pavimento do Palácio Arquiepiscopal passou a abrigar o Museu de Arte Sacra, que apresenta o processo histórico de colonização e ocupação do território maranhense, iniciado no século XVII, com um acervo de objetos de arte sacra e arte jesuíta.

A primeira edição do Canteiro Escola formou cerca de 30 profissionais responsáveis pela recuperação total da fachada da Casa das Tulhas (Mercado da Praia Grande), construída no século XIX.

O programa é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Fumph e em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Senai e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA).

Tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA) e Nova Acrópole. As empresas patrocinadoras são Vale, Alumar, B2O Partners, Eneva, Cimento Bravo, Alfa Engenharia, Silveira Engenharia, Construtora Escudo e Gomes Sodré.