Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís avança com projeto de requalificação do Complexo Trapiche Santo Ângelo

19/07/2023 15h46 - Atualizada em 16/08/2023 13h01

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), se reuniram com Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apresentar as ações complementares do projeto desenvolvido pela Semispe de requalificação do Complexo Trapiche Santo Ângelo, localizado na Praia Grande.

Criativo e Inovador, o espaço abrigará o Centro de Inovação e Criatividade (CECHICS), no modelo hub público com proposição de políticas públicas para setores de criatividade e inovação de São Luís.

O complexo vai contar com jornadas de inovação aberta, ambientes multiuso, hackathons e ideathons, cultura maker, salas sensoriais, cafeteria, restaurante e coworkings, laboratórios focados em soluções aos territórios, cidades inteligentes e ações formativas para crianças e adolescentes de comunidades e muito mais.

Todo complexo conta com cinco prédios, dois destes permitirão a instalação no local de seis órgãos da administração pública municipal: Secretaria de Planejamento; Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais; Secretaria de Administração; Central Permanente de Licitação; Procuradoria-Geral do Município; e Controladoria-Geral do Município.

Após a conclusão das obras, estima-se que em três das cinco edificações do complexo o público visitante atinja uma média de 30 mil pessoas por ano, entre crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes classes sociais.
O projeto está em fase de licitação e com previsão de início das obras para o segundo semestre deste ano e será executado pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), que visa à reintegração do complexo à vida urbana e cultural da cidade.

Em 2022, o BNDES aprovou o apoio de R$ 33,2 milhões em recursos não reembolsáveis para a restauração do complexo, o que correspondente a 75% do valor do projeto — R$ 44,3 milhões.

O Trapiche Santo Ângelo é um conjunto edificado com quase 20.000 m² que concentra parte da memória do passado fabril da cidade. O complexo é composto por cinco galpões e duas chaminés, além de áreas livres. Das cinco edificações, uma delas se destaca por ter sido a primeira prensa de algodão, na época do Brasil Colônia, a funcionar de maneira industrial (atual galpão 1); e outra por ter sido um imponente trapiche com características da arquitetura tradicional luso-brasileira associada a um galpão de atividades industriais (atual galpão 3).