Controladoria-Geral do Município

Prefeito Eduardo Braide participa da 46ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci)

19/06/2023 17h08 - Atualizada em 26/06/2023 17h19

A cidade de São Luís sedia, nesta segunda (19) e terça-feira (20), a 46ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O evento, que acontece três vezes por ano em diferentes cidades do Brasil, é realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC). Essa é a primeira vez que a reunião ocorre na capital maranhense no Hotel Luzeiros, no bairro Ponta do Farol.

“É fundamental que, ao tomar uma decisão, qualquer gestor tenha o respaldo e a segurança necessários em relação aos atos que estão sendo tomados. Nesse sentido, gostaria de expressar minha gratidão a todos os membros da Controladoria-Geral do Município, que fornecem as orientações necessárias aos nossos gestores municipais. Antes de me tornar prefeito, tive a oportunidade de atuar como deputado federal, e uma valiosa lição que aprendi é que não precisamos reinventar a roda, devemos aprender com o que deu certo em outros lugares. Participei de um grupo de estudos no programa Cidades Inteligentes, que reuniu em um livro as melhores práticas das principais cidades do país e é exatamente isso que será compartilhado neste evento: a troca de experiências", destacou o prefeito Eduardo Braide.

No início do evento, o Coral São João, com 47 anos de existência, deu as boas-vindas aos participantes com duas toadas de bumba meu boi, representando os sotaques da baixada e de orquestra. O coral também entoou os hinos do Brasil e de São Luís, proporcionando um momento cultural e de respeito às bandeiras.

Com a realização da 46ª Reunião Técnica do Conaci em São Luís, a cidade se consolida como um importante centro de discussões sobre controle interno e se destaca no cenário nacional por sediar um evento de relevância para a gestão pública.

A reunião é uma oportunidade para promover o debate sobre as melhores práticas de gestão, visando fortalecer a transparência e o combate à corrupção no âmbito governamental.

“Estamos reunidos aqui em São Luís de forma inédita, neste evento que visa a troca de experiências e informações que aperfeiçoem, cada vez mais, os controles internos e a implementação da transparência no serviço público” reforçou o controlador-geral do Município, Sérgio Motta.

Reuniões

As Reuniões Técnicas do Conselho Nacional de Controle Interno ocorrem em forma de rodízio, nas cidades dos estados que integram o Conaci. O principal objetivo desses encontros é estabelecer as diretrizes de atuação do conselho, além de avaliar temas específicos e assuntos inerentes às atividades de planejamento do Encontro Nacional de Controle Interno.

“Para a gente é uma honra estar aqui em São Luís na segunda reunião do ano, e é sempre bom encontrarmos todos os controladores estaduais e dos municípios que participam. Hoje, somos 67 controladorias que fazem parte do Conaci. Nesses dois dias de evento, a gente discute tanto matérias mais técnicas de aprimoramento das nossas capacidades de trabalho como, também, apresentamos alguns resultados. Dessa forma, nós conseguimos estruturar melhor nossas ações para melhorar a gestão pública, seja numa capital como São Luís, seja em municípios menores em todos os estados do país”, explicou o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle.

Além do prefeito Eduardo Braide, estiveram presentes na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe; o secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida; o controlador-geral adjunto do Município, Cristiano Leão; o secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel; Francisco Netto, primeiro vice-presidente do Conaci; Edmar Camata, segundo vice-presidente do Conaci; Alberto Bastos, secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais e as equipes das pastas de transparência do Estado e dos demais municípios do estado.