Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeitura de São Luís promove noite de culminância do 2º Encontro São Luís + Empreendedora

11/10/2023 17h30 - Atualizada em 20/10/2023 17h27
Secom

O prefeito Eduardo Braide participou, na noite de terça-feira (10), da culminância do 2º Encontro São Luís + Empreendedora, evento realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) e das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

O encerramento ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos e reuniu empreendedores locais que participaram de uma série de cursos de capacitação oferecidos pela gestão municipal, com apoio do Banco Itaú.

"É uma alegria encontrar aqui tantas empreendedoras e empreendedores vindos de diferentes regiões de São Luís. Quero enfatizar que empreender é, acima de tudo, um ato de coragem. Vocês estão aqui como empreendedores de alta qualidade porque, antes de tudo, acreditaram em si mesmos. Para nossa cidade, é de suma importância o desenvolvimento dessas iniciativas, pois ao escolherem empreender, não apenas geram renda, mas também conquistam a capacidade de sustentar-se por meio do seu trabalho", declarou o prefeito Eduardo Braide.

Presente no encontro, a artesã Graça Parga compartilhou seu entusiasmo pelo programa de capacitação oferecido pela Prefeitura. Ela destacou como esses cursos têm sido fundamentais para aprimorar seu negócio, permitindo uma visão mais clara de seu trabalho e empreendimento.

"Esses cursos são muito importantes, pois por meio deles temos uma visão melhor acerca do nosso trabalho, do nosso empreendimento, alcançamos mais público, nos permitindo entender como fazer a precificação dos produtos e a exposição deles, nos permitindo assim empreender melhor", disse a artesã.

Elisângela dos Santos, empreendedora especializada em aromatizantes para ambientes e carros, ressaltou a importância das capacitações oferecidas pela Amdes, especialmente aquelas voltadas para a área financeira.

"Antes do curso, o fluxo financeiro do meu negócio era confuso e eu não conseguia rastrear para onde meu dinheiro estava indo. Foi nesse treinamento que adquiri conhecimentos sobre administração e a importância de manter um capital de giro sólido. A instrutora recomendou que eu adquirisse um livro de caixa, o que se revelou fundamental para o controle financeiro. Portanto, posso afirmar que o curso foi incrivelmente benéfico e transformador para o meu negócio", explicou a empreendedora.

O presidente da Amdes, Felipe Mussalém, destacou a visão empreendedora do prefeito Eduardo Braide desde o início de sua gestão municipal.

"Quando o prefeito Eduardo Braide assumiu a gestão municipal, uma das primeiras coisas que ele fez foi criar a Amdes, e a ordem dele foi que a gente criasse meios de desenvolver e gerar renda na nossa cidade, principalmente para aquelas pessoas, muitas delas mulheres, que, em certo ponto, dependiam de outras pessoas para seu sustento", disse o Mussalém.

Culminância

O evento de encerramento foi dividido em três momentos distintos. O primeiro consistiu na realização de uma feira, onde os empreendedores tiveram a chance de expor e vender seus produtos e serviços.

O segundo momento foi dedicado à apresentação de três casos de sucesso, empreendedores que prosperaram em seus negócios após participarem das capacitações oferecidas. Esses casos envolvem setores relacionados ao turismo, agricultura e alimentação.

O secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, destacou a importância do apoio a empreendedores da Zona Rural.

"Ao assumirmos a Semapa, percebemos que muitos moradores da Zona Rural já tinham o espírito empreendedor, porém, limitavam-se a vender seus produtos na porta de casa. Diante disso, a secretaria buscou maneiras de impulsionar esses pequenos empreendedores, e nesse esforço, a Amdes tem sido uma parceira constante, apoiando essas iniciativas", ressaltou Macatrão.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra de Valdir Pipoqueiro, um empreendedor individual de renome nacional, que compartilhou suas técnicas de vendas, práticas de higiene e abordagens alimentares que o destacaram entre seus concorrentes. 

Programa

Mais de mil empreendedores participaram das capacitações oferecidas pela Amdes, Setur e Semapa ao longo de 2023. Os cursos abrangeram diversas áreas, como beleza, alimentação, gestão empresarial, entre outras. O evento realizado na terça-feira (10), representou apenas a conclusão dos cursos em parceria com o Banco Itaú. As capacitações continuarão a ser realizadas pelas secretarias.

A titular da Semsa, Nirvana Fernandes Vieira, enfatizou o papel da Prefeitura na capacitação de mulheres que participam do programa de aquisição de alimentos, possibilitando-lhes empreender e melhorar suas condições de vida. Segundo ela, a Semsa, por meio de sua equipe de nutrição, realizou oito cursos, com o apoio do deputado estadual Fernando Braide (PSD), que capacitou mais de 200 mulheres.

"Quando conhecemos algumas das mulheres que participam do programa de aquisição de alimentos, elas estavam em busca de ajuda, e agora testemunhamos o seu empreendedorismo florescer. Reconhecemos que não podemos realizar tudo sozinhos e, graças à colaboração da Amdes, pudemos capacitar essas mulheres", disse a secretária.

Também estiveram presentes no encontro a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o deputado estadual Fernando Braide (PSD); o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrar-MA, Celso Gonçalo; e representantes do Banco Itaú e Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP).

Empreendedorismo

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem investido em políticas públicas voltadas para o empreendedorismo, proporcionando um ambiente favorável aos pequenos negócios e criando oportunidades de desenvolvimento local. No último dia 5 de outubro, data em que foi celebrado o Dia do Empreendedor, a Prefeitura de São Luís, por meio da Amdes, em parceria com Sebrae-MA, inaugurou a 4ª Sala do Empreendedor, na sede da Blitz Urbana, no bairro Alemanha.

O executivo municipal também aderiu ao programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que se organiza em 10 eixos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e vetores econômicos, cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade.