Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeito Eduardo Braide segue com expansão da rede municipal de saúde e inaugura novo prédio do Lacem-SL

20/06/2024 15h10 - Atualizada em 27/06/2024 15h26

O prefeito Eduardo Braide inaugurou, esta semana, as novas instalações do Laboratório Central do Município de São Luís (Lacem-SL), localizado no prédio Dr. Orlando Araújo, Rua do Outeiro (Centro). A entrega marca um novo momento da saúde pública municipal e soma-se a outras entregas feitas pelo prefeito, que tem investido na reconstrução, reforma e ampliação de equipamentos de saúde em São Luís.

“Iniciamos uma nova história do Lacem-SL, que agora dispõe não apenas de uma estrutura física adequada, mas também de novos e modernos equipamentos e de uma equipe preparada. O Lacem existe para atender àqueles que mais precisam, para quem busca a saúde pública do Município. Com esta entrega, além de ampliarmos nossa rede de coleta nas unidades de saúde, será possível entregar os resultados de forma mais rápida e ofertarmos exames que não oferecíamos antes, melhorando a saúde da nossa população”, destacou o prefeito Eduardo Braide que, na cerimônia de inauguração, estava acompanhado da vice-prefeita Esmênia Miranda, secretários municipais, vereadores e autoridades da área da saúde.

• Clique e se inscreva no Canal da Prefeitura de São Luís no WhatsApp

Entre os novos serviços ofertados pelo Lacem-SL, os destaques vão para baciloscopia tuberculose e hanseníase, sorologia arboviroses, dosagens hormonais, diagnóstico laboratorial das hepatites, análise de água para consumo humano, e outros.

Com a inauguração, o Lacem-SL também ampliará sua capacidade nos atendimentos aos serviços já oferecidos referentes aos programas Coletas Itinerantes, Melhor em Casa, Consultório na Rua, entre outros, para outras unidades ainda não atendidas.

“O Lacem-SL tem uma grande representatividade para nossa rede municipal de saúde. No início da gestão, o laboratório dava suporte a apenas nove unidades de saúde e hoje o Lacem-SL supre toda a nossa rede. Hoje ofertamos exames dentro das Unidades Básicas, que antes não eram executados, e todas as Unidades Mistas e hospitais também têm o suporte do Lacem-SL no que diz respeito a exames. Com esta nova estrutura, pudemos ampliar os serviços, incluindo, também, programas da nossa rede de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitre.

Para o diretor geral do Lacem-SL, Luiz Fernando Ramos, a nova estrutura do laboratório é um sonho realizado e que se reflete em toda a rede de saúde do Município.

“Com esta entrega feita pelo prefeito Eduardo Braide, passamos a ter uma estrutura física realmente adequada para fazermos os exames de diagnóstico de saúde pública, com confiabilidade do equipamento e conforto para os servidores. Também ampliamos a oferta de serviços, fazendo com que a população de São Luís ganhe com esta nova estrutura entregue”, observou o gestor.

Ampliação de serviços

No início da gestão do prefeito Eduardo Braide, a rede municipal de laboratórios contava apenas com o Laboratório Central e nove unidades com serviços laboratoriais localizados na Unidade Mista do Bequimão, Hospital da Criança, Hospital da Mulher, Socorrão II, Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Unidade Mista do Coroadinho e Centro de Saúde de Fátima, além de duas unidades com serviços laboratoriais na UPA-BR e Unidade Mista do São Bernardo.

Durante esta gestão, este número quase dobrou, havendo uma expansão de oito unidades com serviços laboratoriais que estão localizadas nas unidades de saúde Paulo Ramos, Morada do Sol, Centro de Saúde do João de Deus, Salomão Fiquene, Centro de Saúde da Família no Centro, Centro de Saúde da Yves Parga, Centro de Saúde da Santa Bárbara e Centro de Saúde AMAR. Ainda estão previstas a inauguração de mais sete unidades com serviços laboratoriais.

Para apoiar estas unidades, o Lacem-SL possui cinco motos com bagageiro e um veículo tipo Fiorino usados para o transporte das amostras das unidades que funcionam 24h. O Lacem-SL também aumentou a realização dos exames citopatológicos, treinamento e capacitação dos servidores envolvidos, aumento do quadro dos citopatologistas e aquisição de microscópios e computadores para dinamizar a liberação dos resultados.

Também participaram da solenidade, os secretários municipais Dilmar Araújo (Semsa), Manuella Oliveira (IPAM), Octávio Soeiro (Semad), Patrícia Trinta (Incid), Verônica P. Pires (Semispe), Diego Rodrigues (SMTT), Caroline Marques (Semed), Emílio Murad (Semgov e Secom); os vereadores Daniel Oliveira (PSD), líder do governo da Câmara, Francisco Chaguinhas (PSD), vice-presidente da Câmara, Dr. Gutemberg (Republicanos), Karla Sarney (PSD), Fátima Araújo (PCdoB) e Concita Pinto (PSB), esta duas últimas tendo destinado emendas para o Lacem-SL.