Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeito Eduardo Braide inicia reestruturação completa da Urgência e Emergência da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga

07/06/2024 18h49 - Atualizada em 13/06/2024 10h24

O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta sexta-feira (7), após formalização da Ordem de Serviço, à reestruturação completa da Urgência e Emergência da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, localizada na Avenida dos Portugueses. Com um investimento de R$ 1.363.230,18 do Tesouro Municipal, esta é a 3ª etapa das obras que serão executadas pelas secretarias de Saúde (Semus) e Obras e Serviços Públicos (Semosp). O prazo previsto de conclusão é de 150 dias.

A Unidade Mista Itaqui-Bacanga é uma das principais unidades de saúde de São Luís, atendendo a uma das áreas mais populosas da cidade. A unidade funciona em modalidades ambulatorial, urgência 24 horas e internação, sendo um ponto crucial para a assistência médica da população local.

Na solenidade, o prefeito Eduardo Braide explicou as fases da obra. “Esta é uma reforma que acontece por etapas porque não podemos parar os atendimentos. Então, começamos pelas enfermarias, depois fomos para os ambulatórios, e agora chegou a hora de reformar o coração da unidade mista, que é o pronto socorro, onde as pessoas têm o primeiro contato e atendimento quando chegam nesta unidade de emergência. Vamos trabalhar com rapidez nesta obra, que será entregue com a qualidade que a área Itaqui-Bacanga merece. Nova infraestrutura, novos equipamentos e ainda mais humanizada", enfatizou Braide.

"A Unidade Mista do Itaqui-Bacanga é crucial devido ao grande número de atendimentos e seu impacto na região. As melhorias nas instalações e a ampliação dos serviços terão um efeito direto na saúde e no bem-estar da população que atendemos diariamente. Em breve, voltaremos para entregar mais esta etapa com a qualidade já reconhecida desta gestão", destacou a secretária da Semus, Carolina Mitri.

Nova fase das obras

A terceira etapa, agora iniciada, focará na reestruturação completa da Urgência e Emergência, que atende mensalmente mais de 6 mil pessoas. Esta fase das obras trará melhorias e ampliações das instalações que garantirão um atendimento de alta qualidade e ainda mais eficiente.

Entre as melhorias planejadas estão a ampliação dos espaços e intervenções nas áreas de atendimento. Serão criadas novas salas de medicação e sala de estabilização, essenciais para os cuidados imediatos e intensivos.

A reforma também incluirá a criação de novos leitos de observação, permitindo um monitoramento constante dos pacientes que precisam de atenção após os primeiros atendimentos de urgência. Além de climatização, adequação dos espaços para acessibilidade, novos equipamentos, mobiliário novo e muito mais.

A diretora da unidade, Alcione Araújo Sodré, explicou que “mesmo com as reformas, continuamos a prestar suporte e realizar os mais de 6 mil atendimentos mensais. Não houve prejuízo durante este período. Nossa expectativa e certeza é que, após a conclusão das obras, a população e todas as equipes terão um ganho maravilhoso. Com tudo que já foi entregue, nas etapas anteriores, nós sabemos da qualidade e do cuidado que o prefeito tem com todas as obras que entrega, então, só temos boas expectativas".

A técnica de enfermagem, Célia Lima, com 33 anos de dedicação à Unidade Mista, também compartilhou sua perspectiva.

"Trabalhar na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga há 33 anos me permitiu ver de perto a importância dessa instituição para nossa comunidade, e estamos muito felizes e gratos com o início das obras que vão trazer melhores condições tanto para os pacientes, como para todos nós profissionais. É um dia de muita felicidade”.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais David Col Debella (Semosp), Simão Cirineu (Seplan); o secretário adjunto da Semapa, River Souza; o deputado estadual licenciado, Fernando Braide (PSD); os vereadores Francisco Chaguinhas (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal; Domingos Paz (DC); além de trabalhadores civis, servidores e lideranças políticas e comunitárias.

Histórico de melhorias

Desde o início da gestão atual, a Unidade Mista Itaqui-Bacanga vem passando por melhorias estruturais. A primeira etapa das obras, em janeiro de 2022, marcou o fim de uma espera de 30 anos que trouxe importantes avanços. Foram realizadas melhorias estruturais, climatização e ampliação das enfermarias com a entrega de 28 novos leitos; adequação da rede de gases medicinais (como o oxigênio), reforma dos laboratórios, novas instalações elétricas e de iluminação, adequação às normas de acessibilidade e revisão das instalações hidrossanitárias.

Em novembro de 2023, a segunda etapa das obras foi concluída com a entrega de três novos equipamentos de saúde: o novo Centro de Especialidades Médicas, Ambulatório de Saúde Mental e Ambulatório Pós-cirúrgico em Ortopedia e Cirurgia Geral. Esses novos serviços ampliaram o atendimento à população, oferecendo especialidades como cardiologia, endocrinologia, nefrologia, urologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, dermatologia, neurologia, psiquiatria, ortopedia, nutrição e psicologia.