Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís realiza projeto “Cine Debate Maria Firmina dos Reis”, no bairro Liberdade

30/10/2023 15h20 - Atualizada em 08/11/2023 18h59

A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Vice-prefeitura de São Luís, realiza a primeira edição do cine-debate Maria Firmina dos Reis, nesta quarta-feira (1º), a partir das 18h, no bairro da Liberdade. A iniciativa abre a programação do Projeto Negritude, de celebração a novembro, mês da Consciência Negra.

O cine debate Maria Firmina dos Reis acontece na Associação dos Remanescentes Quilombolas do Quilombo Urbano Liberdade, com a exibição do filme nacional M8 - Quando a Morte Socorre a Vida. A temática do filme reforça a compreensão antirracista, tão importante para pensar as discussões étnico-raciais atuais.

Além da Liberdade, outros bairros também serão alcançados com o cine debate que, em cada edição, homenageia uma personalidade negra da cidade. Na edição do Coroadinho, a homenageada será a professora, ativista e uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra do Maranhão, Mundinha Araújo; na Cidade Olímpica, o Padre Bráulio recebe a homenagem, por ter feito, no território, um reconhecido trabalho pautado na temática étnico-racial; por fim, no Bairro de Fátima, a última edição do cine-debate, homenageia o artista, cantor e compositor Escrete.

Todas as edições do cine debate contam com o apoio de coletivos locais, como forma de estreitar os laços com a comunidade, sobretudo, em bairros periféricos da cidade. O objetivo principal desta ação que é levar, para estes espaços, acesso à arte e à cultura num viés reflexivo, consciente e antirracista.

As datas de realização seguem a seguinte ordem: 01/11 (Liberdade), 08/11 (Coroadinho), 14/11(Cidade Olímpica) e 22/11 (Bairro de Fátima), sempre a partir das 18h. Outras informações podem ser encontradas nos canais de comunicação, por redes sociais, da Prefeitura de São Luís, Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Vice-prefeitura de São Luís.

SERVIÇO

O QUÊ: Cine debate Maria Firmina dos Reis - Início das programações alusivas ao mês da Consciência;

QUANDO: Nesta quarta-feira, dia 1º de novembro de 2023, às 18h;

ONDE: Na Associação dos Remanescentes Quilombolas - Rua Nossa Senhora das Graças, nº 28, Liberdade.