Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís e TJ-MA promovem exposição sobre Maria Firmina dos Reis na Galeria Trapiche

25/07/2023 17h53 - Atualizada em 27/07/2023 18h01
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Vice-prefeitura de São Luís, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da parceria com o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão, promove a exposição ‘Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades’, nesta quinta-feira (27), a partir das 17h, na Galeria Trapiche.

A exposição, que é de autoria do Comitê de Diversidade e do Museu do Tribunal de Justiça do Maranhão, remete ao bicentenário da primeira escritora brasileira e já passou por outros lugares, como a sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Fórum Desembargador Sarney Costa, o Museu Desembargador Lauro de Berredo Martins e a Feira do Livro de São Luís.

No novo espaço, ela marca, simbolicamente, o final do mês de julho, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e ficará aberta para visitações até o dia 11 de agosto.

Para o evento de abertura, foram convidados representantes dos órgãos e entidades envolvidas, assim como representantes dos movimentos ligados à pauta racial e feminina, na cidade de São Luís.

Maria Firmina dos Reis é natural de Guimarães e é considerada um dos nomes mais influentes da literatura nacional, por ter sido pioneira e revolucionária, além de ser destaque por suas obras abolicionistas que teciam críticas incisivas ao sistema escravocrata.

SERVIÇO

O QUÊ: Abertura da Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos

QUANDO: Dia 27 de julho, quinta-feira, às 17h

ONDE: Galeria Trapiche, Avenida Dom Pedro II, nº 241, Centro Histórico