Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís realiza segunda edição do Roteiro Segredos Históricos

16/09/2021 14h24 - Atualizada em 19/09/2021 12h15

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizou, na noite desta quarta-feira (15), a segunda edição do Roteiro Segredos Históricos. O início do trajeto, que teve como ponto de partida o Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura Municipal, foi prestigiado pelo prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide e da vice-prefeita, Esmênia Miranda.

"São Luís é uma cidade encantadora e a cada vez que a gente conhece um pouco mais da história, a gente passa a amar mais essa cidade. Uma iniciativa como essa é muito importante para a nossa cultura e turismo, além do que representa também a volta à normalidade. As histórias desvendadas durante o roteiro são um atrativo não só para os turistas, mas, também, para os ludovicenses", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Durante abertura de mais uma edição, em frente ao executivo municipal, turistas e ludovicenses prestigiaram a apresentação do grupo de bumba meu boi Itapera do Maracanã.

"Essa é uma edição especial em comemoração aos 409 anos de São Luís e a gente trouxe tanto o grupo de bumba meu boi Itapera do Maracanã, quanto o grupo musical Batuques do Maranhão para animar a noite do público. Para o turista que está visitando São Luís, esse projeto é fundamental para apresentar a cada um deles um pouco da nossa história, da nossa arte e da nossa música", destacou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

O Roteiro Segredos Históricos seguiu em direção ao Palácio dos Leões, momento em que foram iniciadas as apresentações teatrais da noite. Em seguida, caminharam até a Capitania dos Portos, Palácio da Justiça, Praça dos Poetas, Casa de Ana Jansen, Praça da Mãe d’Água, Igreja da Sé, Praça Benedito Leite, Rua de Nazaré, Praça João Lisboa, sendo finalizado na Igreja do Carmo.

Durante o percurso, o público teve segredos desvendados pelo guia de turismo Pedro Cardoso e foi orientado e obedeceu as medidas sanitárias de combate à pandemia de Covid-19. Uma equipe da Setur foi destacada exclusivamente para oferecer álcool em gel e máscara para aqueles que estivessem sem o acessório de proteção.

Aprovação

A segunda edição do Roteiro Segredos Históricos foi prestigiada tanto por ludovicenses quanto por turistas, que elogiaram a iniciativa da Prefeitura de São Luís neste momento de retomada gradual do turismo na cidade.

De acordo com a pensionista Rosa Rabelo, de 62 anos, ela e a família estiveram no Centro Histórico na noite desta quarta-feira especialmente para assistir ao evento.

"Soube pelas redes sociais de mais esse passeio. Eu e minha família viemos especialmente para assistir a essa edição, pois perdemos a última. Estou achando tudo muito bom, muito lindo", contou.

O casal de turistas Pâmela Araújo, de 26 anos, e Fabrício Andrade, de 39 anos, de São Paulo, contaram que souberam do evento horas antes. "A gente soube há pouco que ia ter esse evento. Estou arrepiada com tudo", destacou a analista de produção. "É muito bonita a cultura do povo de São Luís, quero prestigiar momentos assim mais vezes", pontuou o fotógrafo.