Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís realiza entrega de kits de higiene a população em situação de vulnerabilidade social

07/05/2021 17h25 - Atualizada em 11/05/2021 15h58

A Prefeitura de São Luís entregou, no início da semana, 200 kits de higiene à população em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Centro POP, que fica localizado na Rua da Saavedra, 147, no Centro. Na oportunidade, foram distribuídos kits contendo sabonetes, papel higiênico, desodorantes, toalhas, xampu, creme dental, pentes, barbeadores e máscaras de tecido.

“É importante, neste momento de pandemia, que possamos oferecer ações para prevenir o aumento dos casos. O Município na gestão do prefeito Eduardo Braide tem feito constantemente esse trabalho junto à população em situação de vulnerabilidade, como forma de dar assistência a essas pessoas que não possuem condições e estão expostas na rua”, disse a vice-prefeita Esmênia Miranda, que acompanhou a entrega dos kits.

A entrega foi acompanhada, também, pela secretária municipal da Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo; e de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp).

O Serviço Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) oferece às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência, assistência referente ao social, garantindo acolhida, atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, fortalecendo vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida, além de orientação e suporte para acesso à documentação pessoal, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, espaço para realização de higiene pessoal e guarda de pertences.

As atividades no Centro POP são desenvolvidas em parceria das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e da Saúde (Semus), Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), e a iniciativa privada, por meio da Amasp, e vem sendo realizado periodicamente pelo Município, como uma forma de oferecer dignidade e cidadania às pessoas em situação de rua na capital neste momento de crise social e econômica vivida no país em função da Pandemia.