Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura garante serviços essenciais nas celebrações de São Marçal

29/06/2024 10h04

A Prefeitura de São Luís vai garantir serviços essenciais nas áreas de urgência, como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros neste domingo (30), durante os festejos de São Marçal. Equipes também estão sendo reforçadas para garantir a tranquilidade nos principais pontos de festividade.

Saúde

No dia 30, permanecem em funcionamento todas as unidades de urgência e emergência (Socorrão I e II, Hospital da Criança, Unidades Mistas, UPA da Zona Rural, Socorrinho São Francisco, Centro de Parto Humanizado Nazira Assub). O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e demais serviços retornam no dia 1° de julho (segunda-feira).

As equipes de saúde também serão reforçadas devido a possibilidade de aumento no número de chamados e atendimentos. Uma ambulância de apoio será disponibilizada para a festa de São Marçal, no bairro do João Paulo.

Segurança

As atividades de segurança preventiva realizadas pela Guarda Municipal continuarão normalmente durante o dia 30. Cerca de 200 guardas municipais farão a segurança nos festejos de São Marçal, para garantir a tranquilidade durante a realização do evento. Os guardas municipais ficarão de prontidão e também farão rondas durante toda a festa.

Nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água, os guarda-vidas da Guarda Municipal de São Luís intensificarão os patrulhamentos. Já a Defesa Civil de São Luís continuará em alerta para quaisquer eventualidades nas áreas de risco e comunidades ludovicenses.

Urbanização e Blitz Urbana

A Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal Urbanismo e Habitação (Semurh), realizará em toda São Luís a fiscalização dos eventos relacionados à tradicional festa de São Marçal, mantendo equipes de plantão.

Serviços de limpeza e iluminação pública

Os serviços de iluminação pública seguem com programação de atendimento de chamados para manutenção e emergencial. A coleta domiciliar segue com operação normal durante esse período, com operação de plantão nas principais avenidas e Centro Histórico. Equipes de remoção de poliguindaste e de remoção manual também estarão atuando em pontos estratégicos.

Haverá lavagem das áreas do Centro Histórico, Rua Projetada, Feira do João Paulo. No domingo, a partir das 23h até as 6h do dia 1°, equipes estão encarregadas da limpeza e lavagem da Avenida São Marçal, após a finalização da festa de São Marçal.

Apenas os Ecopontos dos bairros Parque Amazonas, Cidade Operária, Mata Roma, Jardim América e Cohaserma estarão em funcionamento, das 7h às 15h20.

Trânsito e Transportes

No dia 30, os serviços essenciais de transportes e ocorrências de trânsito estarão devidamente mantidos. O setor de liberação de veículos funcionará das 8h às 11h, de sábado (29).

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizará ações de disciplinamento e fiscalização de trânsito, nas regiões próximas à Praça São Marçal, no bairro João Paulo, durante as celebrações do tradicional festejo, que será realizado neste domingo (30).

As ações começarão a partir das 22h, deste sábado (29), seguem até às 23h59min, de domingo (30), com o uso de cavaletes, condões, cones ou similares, com apoio e orientação dos agentes, em locais estratégicos, e incluirão as avenidas e locais de referência: Avenida São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Avenida Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias). As interdições incluirão também, as ruas transversais, dessas avenidas, e vão ocorrer da seguinte forma:

1. Para condutores que se deslocam no sentido Bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, a SMTT informa que o trânsito será desviado acessando o bairro Jordoa, pela Rua Frei Caneca, acessando à Rua 05 de Janeiro, até o Elevado Alcione Nazaré, seguindo pela Avenida dos Franceses, com destino ao Centro da cidade.

2. Para condutores que seguem no sentido Centro-Bairro, pela Avenida Kennedy, o fluxo será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção a Avenida Getúlio Vargas, onde haverá interdição, próximo ao Curso Wellington. Sendo assim, os condutores deverão trafegar pela Avenida dos Franceses.

Veículos militares, de bombeiros, polícia, serviços públicos essenciais e ambulância terão acesso livre, mas precisarão atender as orientações dos agentes. A mesma recomendação valerá para moradores da área interditada, que serão devidamente identificados. Já para veículos de carga e descarga, o acesso aos locais interditados será permitido até às 22h deste sábado (29), normalizando a partir do final do evento.

Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, que circulam pelo João Paulo, terão os itinerários modificados de acordo com os desvios programados, até o fim das festividades na Avenida São Marçal.