Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís incentiva um trânsito mais seguro em vias e avenidas da capital com ações da campanha ‘Maio Amarelo’

04/05/2023 17h51 - Atualizada em 10/05/2023 18h04

O movimento ‘Maio Amarelo’ se tornou sinônimo de ação de conscientização em prol de um trânsito mais seguro e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está realizando diversas ações em São Luís.

Nesta quinta-feira (4), as equipes de Educação para o Trânsito da SMTT estiveram na antiga rotatória do Golden Shopping, no Calhau, com cartazes, mascotes e distribuição de panfletos para chamar a atenção dos motoristas que passavam pelo local. As ações também serão estendidas para diversas avenidas e vias importantes da cidade.

A coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Adriane Pinheiro, lembrou que o local foi um dos escolhidos para a ação por conta do alto número de acidentes que ocorriam, e atualmente, graças ao Programa Trânsito Livre, executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e as ações da SMTT, os números de intercorrências têm reduzido. O objetivo é que este mês, com a conscientização intensificada pelo ‘Maio Amarelo’, esse número caia ainda mais.

Os dados de acidentes na via, registrados pela SMTT, mostram a redução de acidentes com vítimas comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2022, ocorreram sete acidentes, sendo três com vítimas (dois ferimentos leves e um óbito). Já em 2023, entre janeiro e março, ocorreram seis acidentes, sendo um com vítima de ferimento leve.

“A equipe de Educação para o Trânsito está na Avenida dos Holandeses, via que estava no ranking de maior número de acidentes de trânsito, e nosso objetivo é levar informações e orientações que possam contribuir ainda mais com a redução dos índices. Esse trabalho de educação será realizado em diversas avenidas e vias da cidade e também será feito com alunos da rede municipal de ensino”, explicou a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Adriane Pinheiro.

A campanha ‘Maio Amarelo’ conta com apoio do Governo Federal, Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Observatório Nacional de Segurança Viária, Detran, Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de iniciativas de empresas privadas como a Vale que, juntos, promovem entre o poder público, a sociedade civil e diversos segmentos a pauta de segurança viária mobilizando toda a sociedade em torno dessa luta.

Educação para o Trânsito

A SMTT abriu agendamento para escolas e instituições públicas ou privadas que têm interesse em levar as ações de Educação para o Trânsito para alunos e funcionários, respectivamente. Para contato, a secretaria disponibiliza o número (98) 99175-7509 ou o endereço eletrônico coetran.smtt2@gmail.com.

Algumas escolas já estão no cronograma da secretaria para as ações com os alunos, são elas: Escola Santa Fé e U.E.Bs. Anjo da Guarda, Alberto Pinheiro, Oliveira Roma e Miguel Linz. As ações incluem um city tour dos estudantes na SMTT.

Programação ‘Maio Amarelo’

Data 05/05/2023

Local: Av. Daniel de Lá Touche - Shopping da Ilha.

Horário: 08:30h

Data: 31/05/2023

Local: Terminal do Distrito Industrial

Movimento mundial

A ideia do ‘Maio Amarelo’ surgiu a partir de estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação da segurança no trânsito em diversos países. Com isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decidiu criar uma resolução definindo o período situado entre os anos de 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O foco era criar planos mundiais, assim como nacionais e regionais, para evitar a morte de cinco milhões de pessoas.

No Brasil, as campanhas do ‘Maio Amarelo’ começaram em 2014. Por aqui, a iniciativa privada, o Poder Público e a sociedade civil se unem com a finalidade de discutir e criar estratégias voltadas para a segurança viária que ajudem a reduzir o número de mortes e acidentes. A cor amarela, que representa a campanha, serve para simbolizar advertência e atenção.