Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís abre campanha ‘Maio Amarelo’ para segurança no trânsito

02/05/2023 17h00 - Atualizada em 04/05/2023 18h07

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), realizou, nesta terça-feira (2), solenidade de abertura dos 10 anos da campanha ‘Maio Amarelo’, no auditório da Faculdade Uninassau, no bairro Alemanha. Com o tema “No trânsito escolha a vida”, a edição de 2023 celebra o movimento mundial com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os perigos e o alto índice de mortos e feridos no trânsito, bem como orientar sobre ações de segurança e prevenção.

Ao longo do mês, a SMTT promoverá várias atividades educativas com o intuito de conscientizar a população a respeito da responsabilidade no trânsito. Motoristas, ciclistas e pedestres serão o principal alvo da campanha.

As atividades terão como meta a segurança no trânsito e serão realizadas em diversas regiões de São Luís e incluirão ações em faixas de pedestre (com faixas, painéis e informações a condutores e pedestres); blitz educativas (orientações sobre direção defensiva, atitudes corretas para com o veículo, passageiros, vias, velocidade, distância e entre condutores); entre outras ações.

A solenidade foi aberta com a Banda da Guarda Municipal executando o Hino Nacional e da cidade.

“Nós entendemos que educação no trânsito contribui muito para redução dos acidentes, que comprovadamente são causados por falta de atenção. Por isso, vamos intensificar ainda mais essa conscientização em blitz no trânsito, nas escolas, nos shoppings, e em toda a cidade”, disse o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues, após declarar aberto o ‘Maio Amarelo’.

Na ocasião, representantes de órgãos ligados diretamente ao trânsito municipal, seja no serviço de conscientização e educação, como também de atendimentos periciais e de saúde pós acidentes de trânsito, foram convidados para darem seus depoimentos.

A representante do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e enfermeira do setor de emergência do Hospital Djalma Marques, Mariana Cruz, falou do alto índice de mortes cerebrais atendidas pelo serviço.

“Como enfermeira, digo que 90% das mortes cerebrais atendidas na emergência são causadas por acidentes de trânsito, números que chamam muita atenção. As ocorrências de trânsito representam altíssimo custo para o sistema de saúde, por isso a educação para o trânsito é de extrema importância", enfatizou a profissional de saúde.

“Nos locais de acidentes de trânsito atendidos pelo Instituto de Criminalística do Maranhão (ICRIM), 90% dos acidentes de trânsito são causados pelo comportamento humano, e todas as vezes que conseguimos pegar o depoimento desses motoristas envolvidos nos acidentes, a desinformação e outras variantes ligadas à educação no trânsito são sempre mencionadas", disse a perita geral do ICRIM, Anne Kelly Bastos, reconhecendo e reforçando que a educação é a principal ferramenta para reduzir os índices.

Para o coordenador de operações de trânsito do Grupo Tático de Trânsito (GTT), agente Diogo Alexandre dos Santos, é preciso “colocar na cabeça das pessoas que o veículo é uma arma e mata mais que muitas guerras, por isso devemos ter medo de perder o bem mais precioso que nos foi dado, que é a vida”.

Durante o evento foram entregues medalhas aos profissionais de educação das escolas municipais U.E.B. Alberto Pinheiro (Centro) - professoras Marilene Araújo e Elsione Moraes - e U.E.B. Miguel Lins (Alemanha) - diretora Maria do Carmo e professora Jeane Moraes - em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participaram do projeto Educatrânsito 2022. Estes alunos das escolas selecionadas desenvolveram maquetes e pesquisas sobre trânsito seguro e humanizado em sala de aula.

A campanha tem apoio do Governo Federal, Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Observatório Nacional de Segurança Viária, Detran, Secretaria Municipal de Educação (Semed) que, juntos, promovem entre o poder público, a sociedade civil e diversos segmentos a pauta de segurança viária mobilizando toda a sociedade em torno dessa luta.

A solenidade contou com a presença dos secretários municipais Marco Duailibe, (Secult), Felipe Falcão (Semit), Nirvana Anchieta (Semsa), José Azzolini (Semfaz), Mariana Miranda (Semad), Simão Cirineu (Seplan), Marcos Affonso (Semusc), secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Aritanã Lisboa, além de profissionais do ICRIM, SAMU, agentes de trânsito, representantes do SOS Vidas, Comitê Vida no Trânsito, SEST, SENAT, além de outros órgãos ligados à área de segurança e educação no trânsito.

Movimento mundial

A ideia do ‘Maio Amarelo’ surgiu a partir de estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação da segurança no trânsito em diversos países. Com isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decidiu criar uma resolução definindo o período situado entre os anos de 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O foco era criar planos mundiais, assim como nacionais e regionais para evitar a morte de cinco milhões de pessoas.

No Brasil, as campanhas do ‘Maio Amarelo’ começaram em 2014. Por aqui, a iniciativa privada, o Poder Público e a sociedade civil se unem com a finalidade de discutir e criar estratégias voltadas para a segurança viária que ajudem a reduzir o número de mortes e acidentes. A cor amarela, que representa a campanha, serve para simbolizar advertência e atenção.