Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís acompanha obra no Terminal Cohama/Vinhais para garantir segurança em retorno parcial do serviço

31/03/2022 18h33 - Atualizada em 11/04/2022 10h34

A Prefeitura de São Luís tem acompanhado de perto as obras que estão sendo executadas pela Viação Primor no Terminal de Integração Cohama/Vinhais. Até a próxima quarta-feira (6), prazo limite estabelecido pela justiça, a concessionária que administra o serviço terá de restabelecê-lo parcialmente, liberando duas das quatro plataformas que tiveram a cobertura comprometida após forte chuva que atingiu a capital no último dia 19 de março.

Nesta quinta-feira (31), o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, acompanhado de técnicos da pasta e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), vistoriou os serviços que estão sendo executados nas plataformas 3 e 4, para que elas possam ser desinterditadas e o terminal volte a funcionar de forma parcial utilizando estas duas plataformas.

"Vistoriamos essa primeira fase da obra, que está sendo executada pela Viação Primor, empresa responsável pela administração do terminal, para garantir que o serviço possa ser entregue dentro do prazo acordado perante a justiça. Outro objetivo da vistoria é, também, garantir que o serviço será restabelecido com total segurança para os usuários do transporte coletivo", destacou o titular da SMTT, lembrando que 80 mil usuários, em média, circulam pelo Terminal Cohama/Vinhais.

Para a desinterdição e restabelecimento parcial do serviço, neste primeiro momento, a Viação Primor está com operários repondo as placas que foram arrancadas pelo vento, trabalho antecedido por reforços na estrutura e sucedido pela recolocação das calhas, que também foram comprometidas pela ventania. Além disso, também está sendo realizada a reparação na parte do piso e a pintura das grades que agilizam o embarque.

Assim que as plataformas 3 e 4 forem desinterditadas, o terminal provisório que está funcionando com duas plataformas nas laterais da estrutura, compreendendo acessos tanto pela Avenida Jerônimo de Albuquerque, quanto pela Avenida Daniel de La Touche será desativado, ao tempo em que as baias 1 e 2 passarão, durante o prazo de 90 dias, por uma intervenção completa, que prevê, inclusive, a revitalização de toda a cobertura, que será substituída por placas mais resistentes.

Quando as obras definitivas das duas primeiras plataformas forem concluídas, as plataformas 3 e 4 voltarão a ser interditadas e o terminal tornará a funcionar parcialmente com os embarques 1 e 2, pelo período de 60 dias, conforme foi acordado em audiência de conciliação, mediada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos, entre a Prefeitura de São Luís e a Viação Primor - empresa concessionária que administra o Terminal de Integração Cohama/Vinhais.