Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura realiza abertura da Semana Nacional de Trânsito em São Luís

18/09/2021 19h50 - Atualizada em 22/09/2021 13h31
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realizou neste sábado (18), no Parque do Bom Menino - Centro, a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito na capital. Com o tema ‘Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito’, o objetivo é garantir um trânsito mais seguro e responsável, por meio de ações educativas para motoristas, pedestres e ciclistas. 

As ações alusivas de educação, engenharia e fiscalização de trânsito serão realizadas, em toda a cidade, até o dia 25 de setembro, em conjunto com a Coordenação de Educação Para o Trânsito (Coetran) da SMTT. A proposta é sensibilizar e conscientizar crianças, jovens, adultos e idosos sobre a adoção de comportamentos individuais seguros, que proporcionem um trânsito seguro.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, que esteve no evento representando o prefeito Eduardo Braide, reforçou que a campanha destaca importância em tornar o trânsito de São Luís cada vez mais humano e sem violência, uma das políticas presentes na gestão municipal. 

“O objetivo é tornar a cidade mais humana. A responsabilidade no trânsito não é só de uma pessoa. É de todos nós. E quando a gente pensa pelo outro, a gente torna a cidade mais humana, o trânsito humano, diminuindo a violência, o número de acidentes, e diminui o número de mortes. O bom motorista, o bom pedestre, respeita as leis; por isso é importante esse contexto de levar atividades educativas também para as escolas. Nós vivemos em uma cidade que cresce cada vez mais, e é necessário trabalhar com a conscientização e educação”, destacou a vice-prefeita. 

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro, afirmou que o objetivo da Semana Nacional de Trânsito é reforçar as atividades educativas que devem ser voltadas não somente para pedestres e motoristas, mas para toda a sociedade que, de certo modo, vive o trânsito de São Luís.

“O prefeito Eduardo Braide nos deu um norte que é tornar o trânsito mais humanizado. É fazer com que as pessoas saibam que as atitudes individuais terão reflexo no coletivo. E dessa maneira, temos trabalhado ações nas escolas, nas ruas, lançamos recentemente, os agentes de bicicletas, justamente para não focar tão somente em motoristas e pedestres. Precisamos também educar nossas crianças e jovens sobre a responsabilidade coletiva no trânsito e acredito que a Semana Nacional de Trânsito reforça isso”, disse. 

A abertura contou com a apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de São Luís (GMSL). Durante o evento, balões brancos foram soltos em uma breve homenagem às vítimas de acidentes de trânsito. 

Estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe; o secretário municipal de Desportos e Lazer, Ricardo Diniz; a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima; o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; o secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Cezar Barbosa; o inspetor e assessor da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF), Antônio Norberto e o juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins. 

Educatrânsito

Na ocasião, foi apresentado o projeto Educatrânsito, que tem como objetivo levar educação para o trânsito para alunos das escolas do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de São Luís. Com o espetáculo teatral ‘Espetáculo dos Mascotes: a mágica do trânsito’, os pequenos condutores e pedestres se tornarão pessoas mais conscientes no futuro. 

O projeto é executado pela Coordenação de Educação Para o Trânsito (Coetran) e todo o material usado nas fantasias e apresentações é reciclável. De forma lúdica, os personagens Joca, Gigi e Juca levam alegria através da música e ensinam as crianças a importância em respeitar as regras de trânsito. 

“A criatividade dos nossos servidores da SMTT permitiu a realização de uma ação tão importante como o Educatrânsito. Precisamos, mais do que nunca, educar desde novos as nossas crianças e reforçar a importância de um trânsito seguro. Afinal, no futuro, quem estará nas ruas e serão os nossos futuros condutores e pedestres são eles”, reforçou o secretário Cláudio Ribeiro. 

Segundo Adriane Pinheiro, coordenadora do Coetran, em breve, o projeto deve ser levado para o espaço além das escolas, como shows e eventos, que possuem uma grande concentração de condutores e pedestres, com o objetivo de garantir um trânsito seguro.

“Queremos muito levar essa iniciativa para shows e grandes eventos que têm pessoas que estão dirigindo e fazendo o uso da bebida alcoólica, para conscientizar essas pessoas que essa atitude pode causar sérios danos à sociedade”, disse.

Semana Nacional de Trânsito

Em São Luís, a Semana Nacional de Trânsito é realizada pela SMTT em parceria com o Comitê Vida no Trânsito, SEST/SENAT, Blitz Urbana, SOS Vida e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). 

As ações seguem as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que considera que os acidentes no trânsito são uma das maiores causas de mortes no mundo. As atividades devem contemplar as questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Veja, abaixo, a programação da Semana Nacional de Trânsito em São Luís:

Projeto Educatrânsito nas escolas

  • Dia 20/09, às 8h - U.E.B Pedro Bertol
    Local: Rua 05, nº 50, bairro Jaracaty - próximo a Praça do Viva 

  • Dia 21/09, às 8h - U.E.B Ronald de Carvalho
    Local: Avenida Brasil, nº 200, bairro Divineia - depois da Feira 

  • Dia 23/09, às 8h - U.E.B Laura Rosa
    Local: Rua Marly Sarney, quadra 10, S/N, Conjunto Habitar Nice Lobão, bairro Cidade Operária


Outras ações

  • 22/09 - Dia Mundial Sem Carro / Dia Mundial da Carona Solidária
    Local: Praça Deodoro, às 8h - Abordagem aos pedestres para entrega de material educativo 

  • 24/09 - Blitz Educativa da Semana Nacional de Trânsito
    Local: Avenida Guajajaras, próximo ao Centro Elétrico, às 8h 

  • 25/09 - Blitz Educativa da Semana Nacional de Trânsito
    Local: Avenida dos Holandeses, próximo ao Hotel Veleiros, às 17h