Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís promove curso de capacitação para motoristas de órgãos da administração municipal 

11/06/2021 12h23 - Atualizada em 11/06/2021 17h19
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está capacitando servidores do Município que exercem a função de motoristas profissionais nos órgãos que compõem a administração da capital. O objetivo da formação, que integra o projeto “Atitude Educa”, é levar orientação sobre direção defensiva, atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como o incentivo à condução prudente na busca da diminuição dos riscos de acidentes. 

A capacitação ofertada pela Coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT contemplou servidores da Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) de São Luís. O curso, que encerra nesta sexta-feira (11), está sendo ministrado pelo agente de trânsito Domingos Alves, coordenador do Grupo Tático de Trânsito (GTT) da SMTT, na sede da Blitz, no bairro Alemanha. 

De acordo com o gestor da SMTT, Cláudio Ribeiro, a capacitação ofertada pela pasta vem para agregar conhecimentos importantes para o exercício da função dos condutores da Prefeitura de São Luís.

“Ser bom condutor não é só realizar manobras, ultrapassar, fazer curvas ou estacionar o veículo. A função vai muito além e está diretamente ligada à habilidade de controlar um veículo com segurança, respeitando as leis vigentes de trânsito e evitando comportamentos inadequados que possam gerar algum risco de acidente. O curso ofertado pela SMTT traz em sua didática todas essas situações, fomentando nos servidores atitudes responsáveis e de prevenção de acidentes. É mais um importante serviço de qualificação dos servidores na gestão do prefeito Eduardo Braide”, explicou o secretário. 


O secretário adjunto de Fiscalização da Semurh e diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz, ressaltou os ganhos com a capacitação continuada da Prefeitura de São Luís.

“Nossos servidores, que hoje estão recebendo treinamento, poderão compartilhar essas informações com outros colegas e familiares e se tornarem multiplicadores de orientações sobre condução defensiva. Manter nossa equipe preparada é sinônimo de valorização do servidor público, uma das prioridades determinadas pelo prefeito Eduardo Braide, e que vai impactar na melhoria na prestação de serviço, também, é uma forma de colaborarmos para que o trânsito da nossa cidade seja cada vez mais seguro", destacou Ashbel Muniz. 

Para o senhor Ivanildo Silva, que exerce a função de motorista há 35 anos, a capacitação ofertada pela SMTT tem grande importância para o exercício da atividade, principalmente pelas atualizações recentes no CTB. “Todo conhecimento que venha para agregar melhorias à nossa função diária é importante”, destacou o motorista.