Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís promove mais de 20 ações de educação para o trânsito na campanha Maio Amarelo

01/06/2021 15h10 - Atualizada em 02/06/2021 19h55

Voltada para despertar a conscientização sobre os riscos no trânsito e com o intuito de reduzir os números de acidentes e de infrações na cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) encerrou, no último dia 31 de maio, a Campanha Maio Amarelo.

A campanha contou com diversas atividades educativas e preventivas para dar ênfase para atitudes como o respeito e a responsabilidade que devem ser praticadas no trânsito por motoristas e pedestres.

Durante todo o mês de maio, as equipes realizaram mais de 20 ações de educação para o trânsito em vários pontos da capital, destacando-se as faixas de pedestres, onde são registrados números elevados de acidentes.

Outro local de atuação da campanha foram as áreas de estacionamento. Por meio do projeto Estacionamento Consciente, a Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran/SMTT) motivou o respeito e a consciência para o estacionamento exclusivo destinado aos idosos, pessoa com deficiência e grávidas.

Os trabalhos contaram com a presença de mascotes, agentes de trânsito e membros das equipes envolvidas. Cartazes com palavras de ordem no trânsito, além da faixa tema central do Maio Amarelo - “Respeito e Responsabilidade - Pratique no Trânsito" - foram ferramentas usadas para chamar a atenção da sociedade.

As atividades de encerramento ocorreram nas avenidas Carlos Cunha, bairro Jaracati e Colares Moreira, Renascença, classificadas entre as 10 que mais registram acidentes. As ações foram realizadas em conjunto com o programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a parceria da ONG SOS Vidas no Trânsito, Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Sindicato dos Agentes de Trânsito.

Conscientização

"Respeito e responsabilidade devem ser atitudes sempre presentes no trânsito e essas duas ações podem ser praticadas na redução de velocidade, respeito ao pedestre, ao ciclista, respeito ao estacionamento reservado ao idoso, à pessoa com deficiência ou gestante. Ampliamos nossas ações educativas por conta do Maio Amarelo, mas nossas equipes de agentes têm trabalho diariamente na educação, orientando motoristas, pedestres e fazendo o disciplinamento do trânsito em toda São Luís, como parte das ações da gestão do prefeito Eduardo Braide em preservação da vida",  destacou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

Ainda para o titular da SMTT, as ações de educação para o trânsito, assim como a fiscalização, são fundamentais para um trânsito seguro.

“Mas, o que vai reduzir as infrações e acidentes é a mudança de atitude dos pedestres e condutores de veículos e é nesse sentido que buscamos gerar mais ações de conscientização, visando, sobretudo, reduzir, cada vez mais, os números de acidentes fatais”, completou o gestor.

Para Adriana Moraes Gomes, do programa Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde, “ações como essas são fundamentais para a consciência de valorização da vida. Um trânsito responsável e de respeito mútuo se faz com gestos e atitudes em todas as situações do trânsito, desde o fluxo nas vias ao estacionamento correto e responsável", complementou.