Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís avança nas obras de drenagem profunda na região do Santa Bárbara

25/05/2021 17h20 - Atualizada em 27/05/2021 16h38

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, na manhã desta terça-feira (25), o andamento das obras de drenagem profunda que estão sendo executadas na região do Santa Bárbara. O local está recebendo serviços estruturais no trecho da Vila Apaco, que vão melhorar a mobilidade na região, beneficiando cerca de 60 mil moradores.

"Com a trégua das chuvas, estamos retomando as obras em ritmo acelerado, para concluir a drenagem profunda de toda a área. Depois vamos fazer a parte de pavimentação de ruas e avenidas, para entregar o mais rápido possível à população", garantiu o prefeito Eduardo Braide.

O projeto contempla a reestruturação de toda região que compreende, também, os bairros do São Raimundo, Santa Efigênia, Cruzeiro de Santa Bárbara, Vila Nova e Vila Vitória, e está sendo executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) com recursos do município.

As equipes estão trabalhando na construção de três linhas de 120 metros de tubulação, cada, no trecho que vai fazer uma interligação com uma drenagem já existente e que vai desaguar no Rio Paciência, pondo fim ao alagamento que era constante na área, em um dos quatro pontos de escoamento que constam no projeto da Semosp.

Pelo avanço dos serviços, em seguida, haverá limpeza do rio para eliminar o assoreamento do trecho, garantindo melhor vazão. A atual etapa de drenagem é a última antes do preparo das ruas que receberão asfalto, nova sinalização em fase que deve ser iniciada na primeira quinzena de junho.

"Nós temos outras equipes trabalhando com calçamento, ciclovia e em breve a gente reinicia a parte de pavimentação, fazendo tratamento de base e começando o asfalto", explicou o secretário da Semosp, David Col Debella.

O motorista Pedro Alves mora há 40 anos na região e já começa a sentir os benefícios da obra no bairro. "A vida já melhorou muito, pois não alaga mais e já podemos andar tranquilamente", comemorou o morador.

Após a conclusão dos serviços, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizará a implantação de conjunto semafórico e de nova sinalização na região.