Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís capacita agentes da SMTT sobre mudanças no Código Brasileiro de Trânsito

01/05/2021 10h32 - Atualizada em 05/05/2021 18h48
Secom

Visando proporcionar a valorização do agente de trânsito por meio da capacitação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou, nesta sexta-feira (30), o minicurso de atualização da Lei 14.071/2020 que trata das mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O minicurso de atualização foi ministrado pelo agente de trânsito Ilber Borralho, especialista em legislação e segurança de trânsito. A ação faz parte do projeto Agente Multiplicador, desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran), e consiste num ciclo de cursos de reciclagem e atualizações voltados para os servidores da secretaria.

“Essas ações de atualização e aperfeiçoamento do CTB são importantes para que o agente faça suas atividades de fiscalização, aplicando o que está estabelecido na legislação de forma correta, garantindo abordagens e orientações efetivas junto ao cidadão”, disse o secretário Cláudio Ribeiro.

Entre os aspectos abordados na capacitação, destacam-se as novas regras relativas ao exame toxicológico, as validades dos novos prazos para a realização dos testes de aptidão física e mental, questões ligadas à validade da habilitação e o tempo do direito de dirigir, entre outras questões importantes para o exercício da atividade diária do agente nas fiscalizações.

“A atualização foi bastante útil para as rotinas de trabalho por conta das fiscalizações dos agentes que devem ser feitas estritamente dentro do CTB. Espero que aconteçam mais cursos como esses para a melhoria constante do nosso trabalho”, destacou o agente Valdenir Aroucha.