Secretaria Municipal de Turismo

Sistema de Inteligência Turística da Prefeitura de São Luís é destaque em painel na FIDI 2024

21/03/2024 17h37 - Atualizada em 27/03/2024 16h26

A plataforma Atenas, o Sistema de Inteligência Turística, criado pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e Informação e Tecnologia (Semit), tem transformado a capital maranhense em destino turístico inteligente.

A plataforma foi apresentada na Feira de Destinos Turísticos Inteligentes - FIDI 2024, ocorrida em Curitiba (PR). A apresentação se deu no painel ‘Tecnologia e Dados para uma Governança Inteligente’, com a participação do secretário Saulo Santos.

O painel reuniu ainda cases da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (MS) e da Prefeitura Municipal de Bariloche (Argentina). De Bonito, foram exibidas experiências como o uso do voucher turístico e a gestão de dados para um destino de ecoturismo. Já de Bariloche, as iniciativas de fortalecimento dos eixos aventura e ecoturismo, foram destaque.

Os três casos apresentados durante o painel consolidam-se como boas práticas, com potencial de replicação em outros destinos, fortalecendo o planejamento e a oferta turística e experiências memoráveis para o turista.

Plataforma

Durante o evento, o secretário Saulo Santos discorreu sobre a plataforma Atenas, formulada em conjunto com órgãos da gestão municipal e operada com ampla rede de parceiros, fornecedores de dados primários para os diversos boletins e pesquisas sobre o turismo, sistematizadas em ambiente digital e disponível para toda a cadeia e investidores do turismo.

Com a plataforma Atenas, é possível obter, em tempo real, um conjunto de informações e dados sobre a atividade turística, fluxo de turistas, perfil e origem destes, taxa de ocupação hoteleira e uma série de outros dados. Estas informações permitem ao gestor público, à iniciativa privada e a outros agentes da cadeia turística o planejamento mais adequado e preciso, dentro das necessidades do destino e dos visitantes, a tomada de decisão mais ágil e eficaz e o direcionamento de recursos e esforços para solução de prioridades.

“Disponível em ambiente digital, a plataforma resulta em avanços para São Luís no esforço de transformação da cidade em destino turístico inteligente, apoiada pelo Sebrae e BID e outros agentes públicos, possibilitando que a informação seja eficiente e transparente, ágil e segura, com dados consistentes, confiáveis e abrangentes sobre o turismo", explicou o secretário Saulo Santos, ressaltando que avanços se juntam à outras ações nesse processo de transformação empreendidas pela gestão municipal e uma rede parceiros.

Operação

O sistema de inteligência de dados entrou em operação em julho do ano passado e já registra dados como o alcance de 82% de taxa de ocupação na rede hoteleira no último julho e um fluxo de turistas que alcançou aproximadamente 3 milhões de pessoas em São Luís, no período. Coincide com um momento em que, em âmbito nacional e internacional, os dados de referência do turismo ganham destaque com estratégia de inteligência.

“O painel gerou o compartilhamento de conhecimento e um diálogo muito rico sobre boas práticas na gestão inteligente de dados, sinalizando como estes contribuem para fortalecer o turismo, gerando políticas e ações mais eficientes, a aplicação mais efetiva de recursos e esforços, tudo isso decorrente de um planejamento sólido, amparado em dados consistentes e reais. Ao reunir as experiências de Bonito, São Luís e Bariloche, apresentando iniciativas e avanços da aplicação deste modelo, que está transformando o turismo em nossas cidades, no país, região e no mundo”, concluiu a coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler.