Secretaria Municipal de Turismo

Promovido pela Prefeitura, Roteiro Quilombo Cultural de São Luís é selecionado pelo Ministério do Turismo como finalista de premiação nacional

06/11/2023 16h31 - Atualizada em 11/11/2023 14h03

O Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi selecionado como finalista do Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. A iniciativa concorre na categoria "Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo".

“Esta é uma conquista da Prefeitura, por meio da Setur São Luís, juntamente com todos que fazem o roteiro: Terreiro Ylé Ashé Obá Yzôo, Bloco Tradicional Os Indomáveis Show, Bumba meu Boi da Floresta, Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô, Bloco Afro Abiyeyé Maylô, Tambor de Crioula Maracrioula, Bumba meu Boi de Leonardo, Produtora Novo Quilombo – Reggae e Bloco Afro Netos de Nanã”, festejou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Em 2022, o roteiro do Quilombo Cultural de São Luís também foi contemplado no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, onde foi reconhecido como uma boa prática de turismo responsável e social, por meio do afroturismo.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide prioriza cada vez mais o turismo e, principalmente, a inclusão social, por meio do afroturismo, que fortalece a identidade local num dos territórios mais importantes da cidade de São Luís, que é o quilombo urbano”, completou Saulo Santos.

A Prefeitura de São Luís criou o roteiro em 2021. Desde então, a iniciativa vem se consolidando junto ao trade turístico local e dos moradores da cidade, que têm participado de diversos momentos, visitando os locais que integram o roteiro.

A construção do roteiro contou com a participação da comunidade local, representantes e líderes comunitários, gestores culturais, entidades públicas e privadas que se somaram à Setur São Luís para que o roteiro pudesse acontecer. No dia 15 de dezembro, em Brasília, no Salão do Turismo, será divulgada a categoria que o roteiro será premiado: bronze, prata e ouro.