Secretaria Municipal de Turismo

Maioria dos turistas que visitam São Luís são das regiões Sul e Sudeste, aponta pesquisa da Prefeitura e Observatório do Turismo

19/07/2021 20h07 - Atualizada em 22/07/2021 17h38

São Luís registrou uma mudança no perfil de turista que recebe. No mês de junho, foi observado que 58% dos turistas vieram das regiões Sul e Sudeste, em detrimento dos 25% provenientes da região Nordeste - que regularmente envia a maior quantidade de turistas para São Luís.

Essa informação é baseada na série histórica de pesquisas do Observatório de Turismo da Cidade, vinculado ao grupo de pesquisa "Turismo, Cidades e Patrimônio", da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). As pesquisas de demanda turística são realizadas desde 2017.

“Essa mudança no público que a capital maranhense recebe é interessante porque demonstra que estamos chegando em cada vez a mais espaços e atingindo um público diferenciado. A Prefeitura continuará avançando nas pesquisas juntamente com instituições parceiras para planejar as ações da Setur de acordo com o público que recebe e também levando em consideração aquele que a cidade busca atrair”, informou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

Dados

De acordo com os dados, o gasto médio diário informado pelos entrevistados foi de acima de R$ 200 durante a estadia em São Luís. 75% dos entrevistados ficaram em meios de hospedagem, 15% em casa de parentes e 11% em apartamentos e casas alugadas. É do estado de São Paulo a maioria dos turistas que visitaram São Luís.

Em relação à permanência na Ilha, a maior parte informou que ficaria entre um e cinco dias (55%). Outro dado importante da pesquisa é que 93% dos turistas avaliaram como boa ou excelente a experiência em São Luís. Além disso, os locais mais visitados foram Centro Histórico (26%), seguido de bares e restaurantes (18%) e praias (16%).

Além disso, o fluxo de passageiros (embarque e desembarque) em junho de 2021 no aeroporto de São Luís apresentou um crescimento de 425,81% no comparativo de 2020. Isto representa uma retomada dos voos para o destino, assim como do turismo, de forma gradativa.

O destino São Luís conquistou o selo de Viagem Segura (Safe Travels), após apresentar ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) um documento com uma série de protocolos que estão sendo adotados na administração pública municipal. A partir disso, a Setur incentivou estabelecimentos do turismo como agências, bares e restaurantes a aderirem também.

Análise mercadológica

Na parceria do Observatório e da Setur de São Luís, foram realizadas mobilizações com os meios de hospedagem, além de coleta de dados na Central de Atendimento ao Turista e no Museu da Gastronomia Maranhense para que houvesse a participação dos turistas no preenchimento do formulário, além da disponibilização de um banner com o formulário no Aeroporto Marechal da Cunha Machado, sobre a pesquisa que ocorreu no último mês de junho.