Secretaria Municipal de Turismo

Prefeito Eduardo Braide acompanha início da requalificação da Rua do Giz

12/06/2021 20h24 - Atualizada em 17/06/2021 10h55
Secom

O prefeito Eduardo Braide vistoriou, neste sábado (12), o início dos serviços de requalificação da Rua do Giz, no bairro Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. Por meio de um conjunto integrado de ações, a Prefeitura irá solucionar diversos problemas estruturais da via para que ela continue sendo um dos principais cartões postais da cidade. A Rua do Giz foi eleita uma das seis ruas mais bonitas do Brasil. 

“A Rua do Giz foi eleita a sexta mais bonita do Brasil, e nós queremos que ela seja a primeira. Por isso, começamos hoje a execução de um conjunto de ações para resolver diversos problemas da rua. Vamos melhorar a iluminação, pavimentação, e estamos intensificando os serviços de limpeza entre diversas outras ações. Temos obras sendo realizadas no Centro Histórico por meio do programa Centro Acessível e com os serviços que estamos realizando especificamente na Rua do Giz vamos tornar toda essa região muito mais bonita”, assegurou o prefeito Eduardo, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide. 

Os trabalhos estão sendo executados de forma integrada por diversos órgãos e secretarias municipais. A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) fez um diagnóstico técnico de todas as necessidades da Rua do Giz.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está executando a manutenção dos lampiões para melhorar a iluminação, trocando os paralelepípedos quebrados para melhorar a mobilidade entre outros serviços.

De acordo com o titular da Semosp, David Col Debella, os serviços em execução na Rua do Giz dividem-se em três fases. “Iniciamos hoje o serviço de zeladoria, fazendo manutenção da pavimentação, iluminação, entre outros. Quando esta etapa for finalizada, vamos executar serviços mais estruturantes. Ao todo serão três fases de trabalhos, contemplando toda a extensão da Rua do Giz, melhorando seu aspecto urbanístico para que ela fique ainda mais bonita”, disse. 

O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) está realizando a poda da vegetação nos casarões e ruínas. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) a capina, além da lavagem da rua e escadarias. Além dos serviços, a Prefeitura realizou uma ação cultural na Praça da Faustina, que ganhou um pocket show com músicas maranhenses. 

A Rua do Giz foi eleita uma das seis ruas mais bonitas do país. O título foi concedido pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração. O local é uma das representações mais emblemáticas da história da construção da capital maranhense e abriga um conjunto arquitetônico secular.

Nas paredes, estão traços da colonização portuguesa nos azulejos e na escadaria de cantaria com 32 degraus. Toda a beleza e charme da Rua do Giz a transformou em um dos pontos turísticos mais famosos de São Luís. 

Ainda acompanharam o prefeito Eduardo Braide, os secretários municipais de Turismo, Saulo Santos; de Cultura, Marco Dualibe; o presidente em exercício da Fumph, Rafael Arrelaro; o titular da Semosp, David Col Debella; o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior; o presidente do Impur, Walber Filho; e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary.