Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura de São Luís fortalece vínculos com municípios da Grande Ilha para impulsionar turismo na região

28/05/2021 16h18 - Atualizada em 01/06/2021 16h01

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e os municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de impulsionar o turismo na região do chamado Polo São Luís, que engloba estas cidades.

Com isso, espera-se gerar estrutura em recursos e relações políticas para a divulgação da imagem nacional e internacional dos municípios. A retomada segura e gradativa do turismo será feita seguindo os decretos e as orientações das autoridades em relação à Covid-19.

Com esse termo, foi criado um plano de ação que direciona todas as atividades que serão implementadas pelas cidades, incluindo um roteiro integrado.

“Nós entendemos a importância de manter o turismo integrado. Com a oferta de outros atrativos próximos à cidade de São Luís, o turista tem uma experiência ainda mais completa. A capital maranhense ganha e também toda a região compreendida pelo polo. O fortalecimento destas parcerias integra a política de fomento do turismo implementada pelo prefeito Eduardo Braide”, disse o secretário de Turismo da Prefeitura de São Luís, Saulo Santos.

Destinos

São Luís, a capital do Maranhão, considerada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é a porta de entrada para os turistas que visitam a Grande Ilha.

Na cidade, é possível apreciar sua história rica e diversificada, conhecer o patrimônio material como os casarões e ruas centenárias do Centro Histórico, bem como a cultura viva das manifestações tradicionais e festas populares, gastronomia e artesanato. A viagem à capital maranhense desperta a curiosidade dos visitantes em relação a outros municípios próximos.

Um deles é a cidade histórica de Alcântara, que fica a uma hora de barco de São Luís e apresenta um belo patrimônio histórico. Quase todos os pontos turísticos do Centro Histórico, que possui o Título de Patrimônio Material Nacional, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), podem ser visitados a pé. Sem contar as inúmeras praias da região com características únicas.

Já o município de Raposa fica localizado na Grande Ilha, a 16 quilômetros da capital maranhense, apresenta dunas e praias com águas mornas e recebem o nome de "Fronhas Maranhenses", um comparativo feito aos Lençóis Maranhenses.

Além de apreciar as famosas rendas, artesanato típico da região, os visitantes podem passear pela orla e área de mangue do município e também aproveitar passeios de barco que levam para fazenda de ostras. Dunas também fazem parte do roteiro.

Outro município que fica localizado na Grande Ilha é a cidade de São José de Ribamar, reconhecida como um destino religioso. Antes da pandemia, todos os anos, durante o mês de setembro, a cidade se prepara para receber milhares de devotos para o Festejo de São José de Ribamar.

A nove quilômetros da capital maranhense, fica a cidade de Paço do Lumiar, conhecida pelos famosos portos de Mocajituba e da Salina, cercados por mangues e igarapés, muito utilizados para a prática de caiaque, trekking e passeio náutico. A cidade também é conhecida por abrigar dois parques aquáticos e também pelo festival anual do caranguejo.