Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura de São Luís conquista premiação nacional por destaque na gestão do turismo

08/05/2021 15h20 - Atualizada em 11/05/2021 15h58

A Prefeitura de São Luís foi reconhecida, neste sábado (8), como destaque no VII Prêmio Nacional ABBTUR - Mérito e Talento. O secretário municipal de turismo, Saulo Santos, venceu a premiação na categoria Gestão Pública no setor do turismo. A cerimônia ocorreu de forma virtual e São Luís (MA) concorreu com Balneário do Camboriú (SC) e Presidente Epitácio (SP).

Desde o início da gestão Braide, o turismo tem desenvolvido um amplo trabalho de divulgação de São Luís pensando na retomada do setor e no apoio e incentivo pela excelência no trabalho oferecido pelos estabelecimentos e incentivo ao uso de protocolos sanitários.

“A gestão do Prefeito Eduardo Braide tem um olhar com compromisso para o turismo em nossa São Luís. Uma de nossas frentes de trabalho é tornar a capital um destino ativo, presente na oferta de agências de viagens, nos sites de turismo nacional e no dia a dia dos turistas em potencial por meio das campanhas das redes sociais. Receber essa premiação nacional nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, disse o secretário Saulo Santos.

Setur em Ação

A Setur, na atual administração, conquistou o selo de reconhecimento internacional Safe Travels para a Setur de incentivo aos empreendimentos turísticos da cidade a adotarem medidas sanitárias rígidas para receberem o selo também, reforçando o combate à Covid-19.

Também reabriu ao público a Central de Atendimento ao Turista e o Museu da Gastronomia Maranhense, atendendo com limitação de público e todos os protocolos da Vigilância Sanitária.

“Nossos atendentes possuem face shield, máscara, álcool em gel disponível para todos e termômetro para aferir a temperatura de quem entra, incentivando, desta forma, a visitação aos espaços para enriquecer a experiência dos visitantes”, destacou o secretário.

A Setur tem realizado ações de qualificação, com a reunião do trade turístico, incluindo setores como a hotelaria, agências de viagens, sindicatos e empresários para pensar e formular um Plano de Qualificação, buscando profissionais atuantes e com experiência de mercado para ministrar cursos, oficinas e palestras para profissionais de São Luís de forma gratuita e nas modalidades presencial/virtual.

O órgão, também, reestruturou todas as atividades para o modelo on-line, reduzindo consideravelmente o uso de papel e trabalhando com tecnologias diferentes e atrativas para o público, como pesquisas de mercado feitas por meio de QR Code, entrega de adesivos também com QR Code a bares, hotéis e restaurantes direcionando o turista ao site do destino São Luís para ter informações sobre a cidade, atendimento on-line via WhatsApp para turistas.

Na promoção do turismo nacional e internacional, tem mantido diálogo permanente com setores da imprensa voltada ao turismo com o envio contínuo de matérias que saem com alta frequência, além do impulsionamento das redes sociais com produção de conteúdos autorais de alta qualidade visando levar São Luís ao imaginário do turista em potencial.

Premiação

O Prêmio Nacional ABBTUR - Mérito e Talento da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) visa destacar, valorizar, promover e reconhecer anualmente os turismólogos que atuam com responsabilidade, dando-lhes prestígio e credibilidade profissional.

Acompanhe as atividades da Setur através do site oficial da Prefeitura para a Setur, o www.saoluis.ma.gov.br/setur.